Foto: Cartas UPA norte – Luciana Pires Data: 13.10.2021 Personagem Viviana Rosal Local: Upa Norte
13 outubro 2021 às 14:22

Outubro Rosa UPA: ‘Uma dose de Amor’ leva carinho e esperança aos pacientes em tratamento de câncer

Profissionais da UPA Norte estão produzindo cartinhas para serem entregues aos pacientes em tratamento de câncer

Imagina receber uma cartinha repleta de amor, principalmente num momento frágil, em que a saúde não está 100%. Pensando em proporcionar um momento de alegria aos pacientes em tratamento de câncer na Capital, a equipe de profissionais da saúde que atua na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte está empenhada na produção de cartas que serão entregues a eles.

A ação faz parte do Projeto ‘Uma dose de Amor’ que entrou na programação do Outubro Rosa da unidade, com a intenção de mostrar aos pacientes o quanto eles são amados. Os textos escritos pelos profissionais, com mensagens de esperança, amor e estímulo, serão entregues em mãos aos destinatários no dia 25 de outubro.

A enfermeira e uma das idealizadoras do projeto, Viviane Rosal Fonseca de Toledo, explica que cada colega produzirá uma carta, sem saber quem será seu destinatário – redige o texto desejando o bem e a cura, incentivando e dando força para a recuperação da pessoa, com palavras de esperança, motivação e carinho. “Queremos que eles se sintam queridos”, revela a profissional.

 

Amor em forma de textos

…“Seja determinado, tente viver um dia de cada vez e pense positivo. Lembre-se que sorrir também faz parte da vida. Não desanime, tenha fé, peça e confie em Deus. Estamos aqui torcendo por você. Receba meu abraço com todo o meu carinho”, escreveu a enfermeira Viviane em sua carta. Palavras como as dela farão parte das escritas para os pacientes com câncer.

“Há dois anos perdi o meu pai por causa do câncer. Ainda estou em luto. Às vezes nem consigo falar muito sobre o assunto, mas agora com o projeto, estou me abrindo mais, e tentando através do auxílio e gentileza dos meus colegas, levar um pouco esperança e afeto aos que neste momento estão passando por este tratamento”, expressou a profissional, reforçando que a equipe além de buscar prestar o melhor serviço para a população, também se preocupa com o bem estar do paciente fora do ambiente hospital.