19 agosto 2009 às 08:57

Palestras e debates marcam o primeiro dia do Fórum Intermunicipal de Educação no Trânsito

A Prefeitura de Palmas por meio da Agência de Trânsito Transporte e Mobilidade (ATTM) deu início nesta terça-feira, 18, ao I Fórum Intermunicipal de Educação no Trânsito. O evento continua até esta quarta-feira, 19, na Escola de Tempo Integral Pa…


A Prefeitura de Palmas por meio da Agência de Trânsito Transporte e Mobilidade (ATTM) deu início nesta terça-feira, 18, ao I Fórum Intermunicipal de Educação no Trânsito. O evento continua até esta quarta-feira, 19, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo.


 


Com a temática voltada para o comportamento humano no  Trânsito, o fórum de educação no transito, aborda outros cinco eixos temáticos como comportamento humano, Trânsito e Saúde; – Trânsito e álcool; Gestão municipal do trânsito; e Dirigibilidade veicular.


     


Pela manhã, o público  pode conferir e participar dos debates com duas palestrantes de renome nacional. A doutora em Psicologia  pela USP, Gislene Maia Macedo, abriu o evento com uma abordagem sobre o comportamento humano e a subjetividade no trânsito.


 


Segundo Gislene o atual modelo de investimento pelo setor público na mobilidade individual é inviável e também causa um custo social elevado.  “Temos que parar de investir na mobilidade individual e priorizar a mobilidade coletiva.”


 


Em seguida a palestrante Maria Cristina Alcântara, especialista em  educação e Administração  no trânsito, falou da importância da inclusão de temas transversais sobre o trânsito nas salas de aulas. “A mudança de comportamento dos condutores de hoje e a formação dos futuros motoristas, passa também pela formação do ser humano enquanto cidadão”.


 


No período da tarde, a Gerente de Núcleo de Estudos e Pesquisas de Trânsito do DETRAN, Rosivania  Tosta, apresentou um mapa da realidade do trânsito tocantinense na visão dos condutores. A pesquisa foi feita nas cidades de Palmas, Gurupi e Araguaína.


 


Especialista em Gestão e Segurança no Trânsito, o Tenente Rodrigo Marques, abordou os aspectos da dirigibilidade no trânsito.  Para Marques o trânsito já virou uma questão de saúde pública. “O trânsito tornou-se paciente e está precisando de cuidados. Será preciso rever a formação de novos condutores, como os aspectos da dirigibilidade passando também pela a eficácia da aplicabilidade da lei”.


     


Um Painel sobre acidentes de trânsito na capital marcou o encerramento das atividades neste primeiro dia do Fórum. O debate com a participação do público contou com a participação do Neuro cirurgião e diretor  clinico do HGP, Ernesto Luis Betelli, da Coordenadora Administrativa do SAMU, Jessimira Soares Pitteri, do 2º comando do Corpo de bombeiros da capital, Francisco Helderly Pereira Lima e da  Coordenadora das Dants, (doenças e agravos não transmissíveis) da Secretaria Estadual de Saúde, Samia Ponciaro Chabo.


 


O presidente da ATTM, Silvio Cunha, agradeceu a participação de todos. Segundo  Cunha,  a participação  de gestores e órgãos afins no fórum deve contribuir para adoção de medidas significativas de redução em acidentes no trânsito.


 


Participam como parceiros deste evento, DETRAN; Secretaria Estadual de Saúde; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Estadual de Educação; Secretaria Municipal de Educação; PM; Assessoria de Comunicação da Prefeitura; Assembléia Legislativa; Sindicato das Atividades de Fiscalização do Estado do Tocantins – SIDFEST e Guarda Metropolitana.