22 maio 2018 às 10:02

Palmas 29 anos: Médico escolheu a capital tocantinense para exercer sua especialidade e crescer junto com a cidade

Atuando em Palmas desde 1997, o ginecologista e obstetra José Manoel perdeu as contas de quantas crianças ajudou a nascer

Se existe um profissional do Sistema Único de Saúde bem conhecido na capital tocantinense é o médico ginecologista e obstetra José Manoel Batista dos Santos, que já perdeu as contas de quantos bebês ajudou a nascer em Palmas. “Não tenho o número exato, mas são muitos e é muito interessante porque hoje a gente vai atender às pacientes e elas chegam e falam assim ‘olha esse menino aqui, o senhor trouxe ele ao mundo’. Isso é muito gratificante, você vê que o tempo vai passando e vai tendo aquele retorno do trabalho que fez, que foi um trabalho bom, árduo no início, mas que ele tem frutos no futuro”, ressalta.

 

Carioca, formado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, após concluir sua especialização em Ginecologia e Obstetrícia em Brasília (DF), não pensou duas vezes, decidiu vir morar em Palmas e crescer juntamente com a cidade. A mudança foi em 1997 e de imediato foi contratado pela Prefeitura para trabalhar na unidade de saúde do Jardim Aureny I (CSC Eugênio Pinheiro); em 2000 foi aprovado no concurso municipal e também começou sua rotina de plantões no Hospital e Maternidade Dona Regina.

 

“Quando você forma em uma especialidade, quer fazer um bom trabalho e quando se encontra uma estrutura um pouco deficiente, tem que caminhar junto com a cidade e crescer junto com ela e isso vem acontecendo. A estrutura melhorou, a capacitação dos profissionais da saúde vem melhorando a cada ano e a cada processo de investimento que se tem. A gente vê na prática isso e é muito gratificante porque vivenciamos uma realidade e hoje vive-se uma nova realidade bem mais prazerosa de se trabalhar”, ressalta.

  

A melhoria das estruturas físicas dos estabelecimentos de saúde e qualidade de recursos humanos atuando na rede municipal é destacada por Santos. “Hoje nós temos ambientes muito mais acolhedores, muito mais acessíveis as pacientes, distribuídos em regiões, o que não era naquela época. Eu faço visitas aos postos de saúde e vejo o envolvimento desses profissionais com o atendimento. Isso em todos os níveis: médicos, enfermeiros, técnicos, recepção, eles gostam muito de trabalhar nesse ambiente e isso é muito prazeroso de se vivenciar”, complementa.

 

Ainda há espaço para mais melhorias? Na opinião do obstetra quando se fala em saúde a busca por melhorias deve ser uma constante, e no momento, enquanto médico regulador do SUS considera que os médicos de saúde da família devem continuar sendo capacitados pelos especialistas para possibilitar aos usuários um atendimento com maior resolutividade. “Com a capacitação dos profissionais das unidades básicas, o que já vem acontecendo, esse encaminhamento melhorou significativamente. Está no caminho certo. Precisamos consolidar e ver alguns pontos que possam ser melhorados”, conclui.

Tags: