Realização do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar na Vila Agrotins – Foto: divulgação
Desenvolvimento Rural
05 novembro 2025 às 12:42

Palmas amplia atendimento do Cadastro Nacional de Atendimento Familiar na Vila Agrotins

Prefeitura, através da Secretaria da Agricultura e Região Metropolitana está percorrendo outras comunidades rurais para realização do atendimento

Com o objetivo de ampliar o acesso dos agricultores familiares à benefícios sociais, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria  Municipal da Agricultura e Região Metropolitana, está realizando visitas técnicas às comunidades rurais para orientar e efetuar o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Nesta quarta-feira, 5, a equipe esteve na Vila Agrotins, atendendo pequenos produtores da região.

De acordo com o coordenador de Assistência Técnica, Eurijan Martins, as visitas, que ocorrem semanalmente, têm como finalidade esclarecer quem pode se cadastrar no CAF, apresentar os benefícios do programa e realizar o registro daqueles que se enquadram nos critérios.

Nessa etapa, na Vila Agrotins, mais de 30 agricultores foram atendidos. Segundo Eurijan, a Secretaria já percorreu oito comunidades rurais realizando os atendimentos e continuará o cronograma nas próximas semanas, incluindo visitas sob demanda dos próprios produtores.

“A equipe vai até a zona rural levando todo o equipamento necessário. No local, além de prestar os esclarecimentos sobre o CAF, já realizamos o cadastro do produtor”, explica o secretário municipal da Agricultura e Região Metropolitana, Jaime Café.

O que é o CAF

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é uma iniciativa do Governo Federal, executada pelos municípios, que reúne informações sobre agricultores familiares para subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas ao setor. O cadastro também possibilita o acesso a programas e projetos já existentes, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), entre outros, nas esferas municipal, estadual e federal.

Texto – Samara Martins

Edição: Denis Rocha