Menu
Redes sociais

Palmas assegura recursos para a construção da Casa de Parto Normal Moara

O nome indígena significa “ajudar a nascer”; a previsão de inauguração é março do ano que vem

Palmas assegura recursos para a construção da Casa de Parto Normal Moara

Data da publicação: 19/04/2018



Com a proposta de humanizar o parto e o nascimento de bebês em Palmas, a Secretaria Municipal de Saúde construirá nas proximidades do Hospital e Maternidade Dona Regina, a Casa de Parto Normal Moara, nome de origem tupi-guarani que significa “ajudar a nascer”.

 

 

Os recursos na ordem de R$ 760 mil já foram assegurados pelo Ministério da Saúde (Portaria 805 publicada no Diário Oficial da União de 29 de março de 2018) e a previsão é de que no próximo mês a Prefeitura já esteja autorizada a licitar a obra. Assim, a licitação deve ser concluída em setembro e a execução dos serviços será imediata para que a casa de parto possa ser inaugurada em março do ano que vem. Haverá uma contrapartida financeira do Município, devendo a obra custar no total cerca de R$ 1 milhão.

 

 

A coordenadora da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Juliana Bruno, explica que além de qualificar a Rede de Atenção Primária, a Casa de Parto Normal Moara será uma unidade escola importante na formação de profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas. “A expectativa é que a casa de parto seja uma unidade escola e que além de poder fortalecer a humanização do parto e nascimento, ela também sirva como espaço de formação contextualizada, humana e completa para os nossos profissionais. Tanto para os residentes de Enfermagem Obstétrica como para formação de doulas, de educadores perinatais e também para os médicos de família e comunidade como também para os médicos da residência de Ginecologia Obstetrícia”, ressalta.

 

 

A Casa de Parto será destinada ao que se denomina “parto de risco habitual”, ou seja, partos normais ou naturais, sem intervenção cirúrgica ou medicamentosa. “Se a gestante tem uma gestação tranquila, sem riscos, ela tem total competência para poder parir o seu filho de forma natural, sem interferências, sem alto aparato tecnológico e da forma mais natural possível e é a forma mais saudável para as crianças nascerem”, opina Juliana, complementando. “Porém, se a gestante tiver alguma interferência na sua gestação ou tiver algum indicativo de risco do seu parto, aí qualquer possibilidade de intervenção cirúrgica ou outras necessidades, ela será encaminhada para a maternidade Dona Regina que tem competência e segurança necessária de fazer um parto com qualquer intervenção”, explica.

 

 

Vale ressaltar que as gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) continuarão a fazer o pré-natal nos Centros de Saúde da Comunidade, podendo acessar, antes do parto, alguns serviços na Casa como cursos de preparação ao parto e ambientação. “Se tanto ela como seu companheiro tiver necessidade de participar de algum curso ou visitar para poder conhecer como será o parto, poder se preparar melhor, a Casa vai ser um espaço para isso também”, conclui.

 

 


(Edição e postagem: Lorena Karlla)