
Palmas avança na escuta para políticas públicas voltadas aos idosos
Durante Pré-Conferência, gestão anuncia estudo para criação de centro de acolhimento com capacidade para 600 pessoas
Com foco na construção de políticas públicas que garantam um envelhecimento saudável e com qualidade de vida, foi realizada, na tarde desta quinta-feira, 22, no Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, a Pré-Conferência Regionalizada dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento reuniu mais de 150 idosos e foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comidipi), com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas).
A primeira-dama e titular da Semas, Polyanna Siqueira Campos, reforçou o compromisso da gestão municipal com o bem-estar dos idosos. “Vamos caminhar juntos na construção de ações assertivas que promovam a melhoria da qualidade de vida de vocês”, afirmou, ao anunciar que o município está avançando nos estudos para a construção de um centro de acolhimento com capacidade inicial para 600 idosos.
A presidente do Comidipi, Erislene de Souza da Silva Facundo, destacou que a atual gestão está implementando uma política diferenciada e participativa para a população idosa.
Já a participante Clara Lúcia Bortolo ressaltou a importância da Pré-Conferência: “É um momento em que temos a oportunidade de participar da elaboração de propostas que melhoram nossa qualidade de vida”.
Conferência Regional
No próximo dia 13 de junho, Palmas sediará a Conferência Regionalizada dos Direitos da Pessoa Idosa, reunindo representantes de 17 municípios. O evento ocorrerá na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso e no Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira.
Programação
A Pré-Conferência contou com apresentação cultural do Grupo de Teatro do projeto Maturidade (En)Cena, realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), além da palestra “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação” e da eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Regionalizada.
Texto: France Santiago
Edição: Wédila Jácome