30ª Cúpula de Mercocidades foi realizada em Niterói (RJ) – Foto: Lucas Benevides
Integração
04 dezembro 2025 às 07:39

Palmas avança na modernização da gestão pública com adesão ao Programa Nacional de Gestão e Inovação

Capital passa a contar com acompanhamento técnico direto do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) pelos próximos dois anos

Palmas dá mais um passo estratégico rumo ao fortalecimento da gestão pública ao formalizar, na quarta-feira, 3, sua adesão ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), durante a 30ª Cúpula de Mercocidades, em Niterói (RJ). Representando o prefeito Eduardo Siqueira Campos, o secretário Municipal da Fazenda, Fabiano de Souza, foi o responsável por oficializar a integração de Palmas ao programa, que reúne 22 estados e sete municípios já comprometidos com práticas de inovação e cooperação federativa.

Com a entrada no programa, Palmas passa a contar com acompanhamento técnico direto do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) pelos próximos dois anos, além de acesso ao Catálogo de Soluções Federativas, que disponibiliza ferramentas como Contrata+ Brasil, Balcão gov.br, ProPEN e Escola Virtual de Governo. Essas soluções fortalecem a eficiência administrativa e ampliam a capacidade de entrega de serviços públicos de qualidade à população palmense.

Para Fabiano de Souza, a iniciativa consolida uma nova fase de gestão na Capital. “A entrada de Palmas no Programa reflete nosso compromisso com inovação, planejamento e melhoria contínua. Estamos fortalecendo as bases da administração municipal para entregar resultados concretos e transformar positivamente a vida das pessoas”.

A presença de Palmas na Cúpula de Mercocidades reforça seu alinhamento às principais agendas latino-americanas de desenvolvimento sustentável, transparência e modernização institucional, posicionando a Capital como protagonista em redes de cooperação que impulsionam melhorias reais nos territórios.

Texto: Luana Evangelista

Edição: Denis Rocha