23 novembro 2011 às 14:43

Palmas caminha para cobertura total de internet gratuita, duas novas antenas são inauguradas

A Capital do Tocantins caminha para ser a primeira cidade do Brasil a ter uma cobertura total de internet gratuita. Duas novas antenas do Projeto UFT Conecta foram inauguradas nesta quarta-feira, 23

Um projeto pioneiro no Brasil, encabeçado pela parceria entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Prefeitura de Palmas está oportunizando a inclusão digital gratuita na Capital do Tocantins. O projeto UFT Conecta, que disponibiliza internet social gratuita para toda a cidade, inaugurou mais duas antenas de transmissão de sinal na manhã desta quarta-feira, 23. Com a presença do Reitor da UFT, Alan Barbiero, do Diretor de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Palmas, Davis Miranda de Souza, líderes comunitários e demais autoridades as antenas situadas nas Escolas Municipais Henrique Talone, na Quadra 210 Sul, e Darci Ribeiro, na Quadra 904 Sul, começaram a transmitir o sinal de internet.

 

O UFT Conecta é um programa financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, através do Projeto Tocantins Digital. A transmissão do sinal é feito por ondas, por uma rede sem fio (wireless). Ao todo serão 16 antenas, que darão cobertura a toda a cidade. A internet wireless, terá uma velocidade variável de 128 kb/s a 512 kb/s.

 

Durante a inauguração o Reitor da UFT, Alan Barbiero, explicou que a internet se transformou em uma das maiores fontes de informação e conhecimento, e é de suma importância na educação de crianças, jovens e adultos. “Queremos combater a exclusão das informações, temos que dar uma oportunidade igual para todos. Essa internet satisfaz 100% das necessidades de quem precisa estudar. Este é o maior projeto de inclusão digital do Brasil e Palmas será uma cidade totalmente coberta pelo sinal de internet gratuita”, disse.

 

Para o Diretor de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Palmas, Davis Miranda de Souza, que na oportunidade representava o Prefeito Raul Filho, este é um dia de celebrar o acesso a informação, a democracia na informação. Ainda segundo o diretor este projeto apresentado pela UFT foi acatado de pronto pela gestão municipal da Capital. “Este projeto possibilita que o cidadão palmense seja inserido no mundo digital. A instalação das antenas nas escolas municipais deixa a unidade de ensino ainda mais próxima da comunidade, faz a escola mais presente na vida de todos, e é esse um dos seus papeis”, destaca.

 

Rudnei Fonseca, representante dos moradores da Quadra 904 Sul e membro da associação comunidade escola, pontuou que esta iniciativa é um presente para a comunidade e ajudará muito os alunos e moradores de toda a cidade. “Este é um projeto de grande relevância para Palmas e para o Tocantins”, disse. A aluna Ana Sarah Moreira Dantas, da Escola Municipal Darci Ribeiro, foi a primeira aluna a fazer o seu cadastro na rede UFT Conecta.

 

Como se conectar:

Para ter acesso à rede, o interessado deve ter um computador com equipamento para redes sem fio. A maioria dos notebooks já vem com a placa instalada. No caso de computador de mesa, será necessário adquirir o equipamento. Ligado o equipamento, para distâncias de até 500 metros da localização da antena, bastará buscar pelas redes presentes na região e selecionar a opção UFT Conecta. Ao se clicar no navegador, a primeira página que aparecerá é a de cadastro do projeto para obtenção de login e senha, que são geradas na hora. A partir daí, é só navegar.

 

Para residências que ficarem a mais de 500 metros da antena, será preciso adquirir uma antena externa de internet, disponível em lojas de informática. Na instalação, esse equipamento deverá apontar para a antena do UFT Conecta mais próxima. Feito isso, o procedimento de acesso é o mesmo: realização de cadastro para login e senha na página www.uftconecta.uft.edu.br.