23 dezembro 2011 às 16:18

Palmas foi destaque nacional em indicadores positivos de saúde

A Capital dos tocantinenses revelou boa qualidade de vida através da saúde dos palmenses

Segunda a pesquisa Vigitel, divulgada pelo Ministério da Saúde, Palmas é destaque nacional em vários indicadores positivos de Saúde. Palmas é a capital brasileira com o menor percentual de hipertensos, (13,8%) e com a menor porcentagem de pessoas adultas com excesso de peso (37%). Palmas foi ainda a segunda, entre as capitais brasileiras, com o maior percentual de pessoas adultas praticando atividade física regularmente (20%).

 

De acordo com o secretário da Saúde de Palmas, Samuel Bonilha, essas conquistas são frutos de trabalhos árduos executados pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e pelas Áreas Técnicas Especializadas.

 

“São constantes campanhas educativas e preventivas, além do acompanhamento personalizado dos profissionais de saúde do município junto à população palmense que tem uma das maiores coberturas do PSF, do Brasil (87%)”, argumenta o secretário.

 

 

Palmas Ativa

 

Segundo Bonilha, a implantação de quatro academias ao ar livre, com equipamentos de última geração, para o acesso público gratuito à atividade física localizada, no ano passado, vem estimulando jovens e adultos a se exercitarem, o que pode estar também contribuindo para a diminuição dos fatores de risco para as doenças crônicas, como o diabetes, a hipertensão arterial e a obesidade.

 

“Recebemos os resultados dessas pesquisas com humildade e muita alegria pois, eles nos indicam que estamos no caminho certo” , finaliza o secretário.