Palmas ganha Grupo Tático Especial
Entre as funções do GTE está o apoio aos órgãos Estaduais e Federais em eventos de alta complexidade e no combate ao tráfico de entorpecentes em logradouros públicos na Capital.
O Grupo Tático Especial – GTE passa a existir a partir desta segunda-feira, 13, com a assinatura do prefeito Raul Filho ao Decreto 258/2012. O GTE já constava no organograma da Secretaria Municipal de Segurança, Transito e Transporte (SMSTT), e nasce com a composição de 25 Guardas Metropolitanos já treinados e capacitados e entre suas ações estão o apoio aos órgãos Estaduais e Federais em eventos de alta complexidade e no combate ao tráfico de entorpecentes em logradouros públicos na Capital.
O GTE fica subordinado diretamente ao titular da SMSTT Coronel Antônio Joaquim Martins Benvindo. O comando direto fica a cargo do Guarda Metropolitano, Classe C, Amorim. O servidor é um dos mais antigos da GMP, onde está há 16 anos.
Também é função do Grupo Tático Especial o apoio a viaturas e postos de serviço da Guarda Metropolitana de Palmas durante ocorrências fora da normalidade.
Para a segurança dos integrantes e melhor desempenho das funções, os integrantes terão escudos, coletes balísticos, capacetes, perneiras, joelheiras, cotoveleiras, luvas, espargidores, e outros equipamentos pessoais de proteção.
Treinamento
Ao longo dos últimos anos, os integrantes do Grupo Tático Especial passaram por diversos cursos de qualificação oferecidos por instrutores do Batalhão de Operações Especiais – BOPE, e da Swat, para manuseio e uso de Pistola 380 e Escopeta Calibre 12, e pelo CATI em Imobilizações Táticas.