
Palmas pode desenvolver projeto pioneiro para áreas de conservação ambiental
Uma aprovação prévia para implantação do Sistema Municipal de Unidades de Conservação (SMUC) em Palmas foi sinalizada à presidente interina da Fundação de Meio Ambiente de Palmas, Germana Pires, nesta terça-feira, 27, pelo diretor de Áreas Protegidas, do Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Collaço, durante audiência em Brasília.
“Fomos recebidos pelo diretor Marcelo Collaço, apresentamos a minuta do SMUC ele se mostrou bastante interessado em nossas propostas”, disse a presidente Germana, acrescentando que ele disse inclusive que “em se concretizando o projeto será pioneiro no País, uma vez que envolve a comunidade na preservação e conservação do Meio Ambiente, em suas comunidades”.
O projeto, que se encontra em fase de finalização, prevê a elaboração de um programa de gestão qualificado para implantação de projetos que tenham sustentabilidade. Para tanto estão sendo definidas as unidades de conservação de Palmas.
De acordo com a minuta do SMUC, deverão ser regulamentadas as áreas por meio de legislação municipal (SMUC); identificadas potenciais áreas a serem protegidas, existente em Palmas, levando em consideração suas características naturais, definido o uso e objetivo de cada uma, por intermédio de critérios e normas para sua criação, implantação e gestão (Plano de Manejo) e implantado um banco de dados com as informações atualizadas da fauna, flora e recursos hídricos.
Em seu retorno, na próxima sexta-feira, 30, a presidente interina da Fundação de Meio Ambiente de Palmas, Germana Pires, deverá dar continuidade aos trabalhos para conclusão do SMUC o mais breve possível.