
Palmas promove educação ambiental e agricultura familiar na Agrotins 2025
Dentre as iniciativas, destacam-se palestras sobre preservação ambiental e distribuição de cerca de duas mil mudas de árvores nativas
Promover a sustentabilidade e preservação ambiental estão entre as prioridades da Prefeitura de Palmas na Agrotins 2025, com diversas ações realizadas na Fazendinha. Dentre as iniciativas, destacam-se as palestras sobre preservação ambiental e a distribuição de mudas de árvores nativas.
Até o final do evento, serão entregues aproximadamente duas mil mudas de 37 espécies nativas do cerrado como pitanga, jasmim, amora, açaí, araçá, mangaba, tamarindo, manga, entre outras. Morador de uma chácara em Paranã, o servidor público Pedro Henrique Oliveira aproveitou a oportunidade para levar uma muda de tamarindo. “Achei essa ação muito interessante, pois nem sempre temos acesso a esse tipo de árvore. Mesmo para quem mora na cidade, é importante plantar árvores que ofereçam sombra e frutas”, afirmou.
Estudantes do ensino médio, como Emanuele Rodrigues e Elen Cristina Rodrigues, participaram das atividades de educação ambiental e também levaram mudas de jasmim para casa. “Ouvi uma palestra sobre sustentabilidade na Fazendinha que foi muito interessante. Quanto mais ações como essa, melhor para a sociedade”, afirmou Emanuele. Já Elen Cristina afirmou ter adorado a distribuição de mudas: “Escolhi um pé de jasmim porque dá uma flor muito cheirosa. Também aproveitei as informações sobre sustentabilidade e preservação ambiental”, concluiu.
O gerente de projetos ambientais da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Leonardo Bezerra, explicou que o principal objetivo das ações na Agrotins é promover a educação ambiental. Entre as atividades desenvolvidas estão a compostagem, a reciclagem e a divulgação da Semana do Meio Ambiente, que acontecerá em junho. “Realizamos mini palestras e diversas ações com estudantes de escolas públicas e privadas, incluindo a gravação de um podcast com alunos do município. Até o final da feira, vamos distribuir cerca de duas mil mudas de árvores nativas”, destacou.
Agricultura Familiar
Quem visita a Fazendinha também pode conhecer técnicas de agricultura familiar, como a criação de peixes e a produção de farinha, por meio das atividades promovidas pela Secretaria de Agricultura. O espaço ainda oferece degustações e exposições de produtos certificados pelo Sistema de Inspeção Municipal (SIM), que garante a conformidade dos alimentos com as normas sanitárias.
Na barraca da agricultura familiar, os visitantes podem experimentar e adquirir alimentos produzidos com frutos do cerrado, como biscoitos de baru, jatobá e farofa de pequi. A representante da Associação dos Agricultores de Palmas (Agrop), Cida Siqueira, destacou a importância da feira para os pequenos produtores. “Aqui recebemos visitantes de Palmas e de todo o Estado, que passam a conhecer os produtos da nossa região, vindos diretamente do cerrado”, afirmou.
Texto: Samara Martins
Edição: Iara Cruz


