26 junho 2013 às 12:17

Palmas realiza I Seminário Municipal de Políticas sobre Drogas

Profissionais da saúde, da educação e do desenvolvimento social, gestores públicos, representantes de comunidades terapêutica e acadêmica e comunidade participam nesta quinta-feira, 27 de junho, do I Seminário Municipal de Políticas sobre Drogas, no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Com o tema: “Tratar não é prender e, sim, acolher e cuidar”, o seminário promove debates em torno dos temas: prevenção, riscos do abuso do álcool e outras drogas, políticas de redução de danos à saúde do usuário, rede de atenção ao suuário, alternativas de tratamento e análise de aspectos culturais e sociais relacionado ao tema do seminário.

Atendimento

Referência no atendimento de usuários de drogas, o Caps AD III 24 horas de Palmas atende cerca de 250 usuários ativos, qu têm acesso a serviços de acolhimento, assistência e acompanhamento multidisciplinar no tratamento terapêutico de portas abertas oferecido pela Capital.

Segundo a coordenadora municipal de Saúde Mental, usuários do Caps AD III 24 horas vão participar ativamente do seminário contando suas experiências e opinando sobre necessidades do usuário. Para ela, o seminário abrirá espaço para discussões amplas entre diferentes agentes envolvidos no assunto, especialmente, sobre o acolhimento e o cuidado necessário no tratamento dos usuários de drogas, como a inclusão do contato com a comunidade e a integração com a rede de assistência.


Rede

Para o secretário municipal da Saúde, Nicolau Esteves, ressalta a importância das discussões que serão promovidas no seminário e da troca de experiências que diferentes atores da rede intersetorial de atenção ao usuário de drogas, que inclui não apenas os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Capital, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e toda a rede de educação do município na educação preventiva de crianças e jovens.

 


Programação

 

8:30 – Abertura – Com a presença do Prefeito Municipal, autoridades municipais e representantes da  Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria da Saúde do Estado, usuários, comunidade e outras instituições parceiras do evento.

9:40 – Mesa-redonda com tema “Drogas aspectos históricos e culturais”.

Participantes:  Leonardo Baldaçara, doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica, professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), coordenador do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde da UFT; e Wordney  Carvalho Camarço, psiquiatra clínico e forense, coordenador geral da Unidade de Saúde Mental do Hospital Geral de Palmas (HGP) e perito da Junta Médica Oficial do Poder Judiciário do Tocantins;

Mediador: Ester Cabral, assistente social e coordenadora Estadual de Saúde Mental.


10:40
– Mesa-redonda com tema “Abuso de Drogas, Prevenção, Redução de Danos”

Participantes:   Bruno Ramos, psicólogo, mestre em Saúde, articulador do Fórum Intersetorial sobre Drogas e Direitos Humanos de São Paulo (SP); e Flávio Dias, médico psiquiatra, professor da UFT, diretor clínico do CAPS AD III de Palmas.

Mediador: professor Jonatha Rospide Nunes, mestre  em Psicologia e professor da Universidade Luterana do Brasil (Ceulp/Ulbra).


14:00
– Roda de conversas

16:00 – Mesa-redonda sobre “Rede de Atenção ao Usuário de Álcool e outras Drogas: Desafios e Alternativas”.

Participantes:  Representantes da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimentos Social, Secretaria Estadual  de Defesa Social (Seds) e Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

Mediador:  Domingos de Oliveira, mestre  em Enfermagem e professor do Ceulp/Ulbra.