10 agosto 2011 às 15:19

Palmas sedia lançamento estadual da 4ª Edição do Premio ODM Brasil

Palmas sediará nesta quinta-feira, 11, o Seminário Estadual de Lançamento da 4ª Edição do Prêmio ODM Brasil. O evento que acontecerá no auditório da Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tava…

O Prêmio ODM Brasil é uma ação voltada para o incentivo e o reconhecimento de projetos desenvolvidos por prefeituras e organizações da sociedade civil que contribuem para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Prefeituras e organizações da sociedade civil que tenham projetos voltados para os ODM’s podem inscrever gratuitamente suas práticas desde o dia 1° de agosto. As inscrições encerram no dia 31 de outubro e podem ser feitas pelo Portal ODM (www.portalodm.com.br). Podem ser inscritas práticas que atendam a um ou mais objetivos.

 

A Prefeitura de Palmas tem se mostrado sensível ao trabalho e a necessidade de se atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Além de parceira dos eventos da ODM, foi sancionado pelo prefeito Raul Filho, em 2010, o decreto que criou o Comitê Intersetorial dos ODM no âmbito Municipal para acompanhar e nortear as ações na Capital. Segundo Raul Filho é de suma importância que se busque ações voltadas a uma melhor qualidade de vida à população e sustentabilidade do planeta.

 

O Seminário de Lançamento da 4ª Edição do Prêmio ODM Brasil irá reunir representantes dos governos municipais, estaduais e federal, organizações da sociedade civil, setor privado, fundações, conselhos setoriais, universidades, práticas sociais e outras formas de organização que atuem em prol do alcance dos ODM.

 

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram definidos pela Cúpula do Milênio, formada por 191 países no ano 2000, em Nova York, e visam à construção de um mundo mais justo e solidário até 2015. Foram estipulados 08 objetivos e 18 metas. No Brasil as ações voltadas para o cumprimento das metas é acompanhado pela Secretaria Geral da Presidência da República, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

 

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM’s) são:

1 – Erradicar a extrema pobreza e a fome;

2 – Educação básica de qualidade para todos;

3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;

4 – Reduzir a mortalidade infantil;

5 – Melhorar a saúde das gestantes;

6 – Combater o HIV/ AIDS, a malária e outras doenças;

7 – Garantir a sustentabilidade ambiental;

8 – Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

 

Critérios de seleção dos projetos

 

As práticas inscritas são avaliadas e selecionadas por técnicos e especialistas nos ODM do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As melhores iniciativas serão reconhecidas desde que atendam a alguns critérios, entre eles:

 

 – Contribuição para os ODM;

 – Impacto no público atendido,

 – Participação da comunidade,

 – Existência de parcerias,

 – Potencial de replicabilidade e

 – Articulação com outras políticas públicas.

 

Programação do Seminário

 

08h– Credenciamento

09h– Abertura do Seminário

09h30– Palestra – Prêmio ODM Brasil, ministrada pelo Assessor da Secretaria Geral da Presidência da República, Olavo Perondi;

11h– Apresentação sobre a estratégia de municipalização das ODM’s- Ministrada por representante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade;

14h3– Oficina de elaboração de projetos (as oficinas serão ministradas no auditório da Caixa Econômica Federal, localizada na Quadra 104 Norte, ao lado da Agência Estadual de Fomento)