04 maio 2009 às 22:07

Palmas sedia Seminário Estadual em Economia Solidária

Nesta segunda e terça-feira, 4 e 5, acontece no auditório da Escola Municipal de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares, a partir das 8h o Seminário Estadual de Formação de Gestores de Políticas Públicas em Economia Solidária. O seminário é realizado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária juntamente com a Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da COPPE-UFRJ, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a Prefeitura de Palmas.


 


O evento é voltado para gestores públicos, representantes de empreendimentos e de entidades de apoio e assessoria, pesquisadores e estudiosos que atuam na área de políticas públicas e economia solidária.


 


O objetivo é promover sensibilização, troca de experiências e discussão sobre políticas públicas de economia solidária com gestores municipais e atores sociais, visando contribuir para a qualificação e ampliação das políticas públicas neste campo, principalmente no âmbito municipal em todas as regiões do país.


 


Programação:


 


DIA 04/05


08h – Recepção e inscrição;


 


09h– Apresentação e integração dos participantes;


 


10h – Palestra – Economia Solidária – Características, princípios, avanços e desafios;


 


11h15 – Debate;


 


12h30 – Almoço;


 


13h30 – Mesa: Economia Solidária como política e estratégia de desenvolvimento (cada região elegerá até três temas específicos de interesse a partir dos seguintes enfoques: Inclusão Social e economia solidária, políticas de urbanização e economia solidária, territórios da cidadania e economia solidária, estratégias de desenvolvimento econômico local e economia solidária, política nacional de desenvolvimento e economia solidária)


 


14h – Trabalhos em grupo para refletir e sistematizar os temas da exposição;


 


16h – Intervalo;


 


18h – Encerramento;


 


19h – Confraternização.


 


DIA 05/05


 


09h – Mesa: Políticas de governo para políticas públicas – construindo a institucionalização da economia solidária; – o que são políticas públicas e como surgem no Estado Moderno, principalmente no Brasil; – Apresentação de um sistema público existente; – Marco legal da economia solidária – quais as questões em jogo?


 


10h – Intervalo;


 


10h30 – Debates;


 


12h30 – Almoço;


 


13h30 – Trabalhos em grupos para refletir e sistematizar os temas da exposição;


 


15h – Apresentação e diálogo sobre os trabalhos em grupos;


 


16h – Intervalo;


 


16h30 – Apresentação: Rede de gestores de políticas públicas de economia solidária;


 


17h – Debate e encaminhamento sobre a participação na Rede de Gestores;


 


18h – Avaliação do Seminário e encerramento.