25 agosto 2011 às 16:39

Palmenses podem fazer Planejamento Reprodutivo Familiar gratuito

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) apresenta os serviços que as mulheres e homens palmenses dispõem gratuitamente para o planejamento reprodutivo familiar, durante painel da III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, promovida pela Coordenação da Mulher, Direitos Humanos e Equidades, que discute ações de assistência à mulher,nesta sexta-feira, 26, às 10h, na Sala Sinhozinho, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

 

De acordo com o secretário municipal de saúde, Samuel Bonilha, os serviços relacionados ao planejamento reprodutivo incluem tratamento para infertilidade masculina e feminina, acompanhamento de pré-natal de alto risco e processo para realização de laqueadura e vasectomia. “Oferecemos também atividades educativas, atendimento clínico e aconselhamento em todas as Unidades de Saúde da Família e no Centro de Saúde Sexual e Reprodutiva (CSSR) da Capital” – informa o secretário.

 

Aconselhamento

Todos os médicos e enfermeiros das 35 Unidades de Saúde da Família de Palmas são capacitados a oferecer aconselhamento para mulheres que desejam iniciar o planejamento reprodutivo. “A partir do aconselhamento, o profissional orienta e ajuda a paciente a decidir qual o melhor método contraceptivo a ser escolhido para o planejamento reprodutivo de sua família” – explica Alessandro Pantoja, coordenador da Atenção Básica de Palmas.

 

Durante a consulta o aconselhamento proporciona mais diálogo e, consequentemente, confiança entre paciente e profissional de saúde. É a oportunidade de a mulher se sentir sujeito de sua própria saúde” – explica Iêda Nogueira, Área Técnica de Saúde da Mulher em Palmas.

 

Planejamento Reprodutivo Gratuito

O CSSR é referência em Palmas para a orientação de casais que desejam fazer o planejamento familiar. Com equipe multiprofissional, o CSSR oferece orientação para adoção de procedimentos contraceptivos definitivos ou temporários, tratamento para infertilidade do casal, acompanhamento de pré-natal de alto risco e processo para realização de laqueadura e vasectomia.

 

Em média, o CSSR realiza cerca de 800 atendimentos por mês, entre eles a colocação de dispositivo intrauterino (DIU), exames de ultrassonografia obstétrica e outros procedimentos gratuitos.

 

Juliana Matos