25 junho 2009 às 10:41

Palmenses podem fazer teste rápido de HIV, a partir desta segunda-feira, 29

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) vai oferecer para a população, o teste rápido de diagnóstico de HIV/AIDS, a partir desta segunda-feira, 29, às 08h30minh. Na ocasião, o titular da Semus, Samuel Bonilha, receberá a Imprensa para falar sobre o ac…

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) vai oferecer para a população, o teste rápido de diagnóstico de HIV/AIDS, a partir desta segunda-feira, 29, às 08h30minh. Na ocasião, o titular da Semus, Samuel Bonilha, receberá a Imprensa para falar sobre o acesso ao novo serviço no Núcleo de Assistência Henfil, localizado na quadra 108 Norte, alameda 10, lotes 25 e 27.


 


O exame, que é feito a partir de gotas de sangue retiradas dos dedos do paciente, leva em média, 30 minutos para emitir resultado de soropositividade para o HIV. Antes e depois do exame, o paciente passa pelo aconselhamento, ação educativa em saúde baseado numa relação de confiança, entre profissional e cliente, realizado por profissionais de saúde do CTA Centro de Testagem e Aconselhamento da Semus, que funciona dentro do Núcleo Henfil.


 


“O diagnóstico precoce da Aids é de extrema importância para barrar o avanço da doença, disseminado por pessoas que não têm conhecimento quanto ao próprio estado sorológico, e para se iniciar o quanto antes, o tratamento pré-natal, com anti-retrovirais, reduzindo as chances de transmissão do vírus da mãe para o filho” explica Bonilha.


 


Prevenção


De acordo com Mônica Bandeira, responsável técnica das DST/AIDS, “a prevenção ainda é a mais forte arma contra doenças sexualmente transmissíveis e o diagnóstico precoce do HIV e de outras DST é muito importante para que o tratamento tenha eficácia. Evitando complicações e assegurando maior qualidade de vida às pessoas infectadas” assegura.


 


A AIDS


A AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é transmitida através do sangue, sêmem, secreção vaginal e leite materno contaminados. Manifesta-se após a infecção do organismo humano pelo vírus da Imunodeficiência Humana, o HIV.


 


É uma doença complexa, uma síndrome, que não se caracteriza por um só sintoma. Na realidade, o vírus HIV destrói os linfócitos – células responsáveis pela defesa do organismo -, tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, chamadas assim por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido.


 


Atualmente, estão em tratamento no Núcleo de Assistência Henfil, 480 pacientes com HIV positivos, oriundos da Capital e do interior do Estado.