
Para amenizar o calor, Cmeis de Palmas adotam espaços recreativos para as crianças
A inclusão de mais frutas e sucos no cardápio das unidades e a adoção de garrafinhas de água pelos alunos são algumas das medidas adotadas
O calor e a baixa umidade do ar desses últimos meses estão fazendo com que as unidades educacionais da rede municipal de ensino de Palmas mudem sua rotina, adotando mudanças principalmente nas aulas de educação física e de recreação das crianças da educação infantil.
Evitar
atividades físicas intensas, incluir o uso de garrafinhas de água na sala de
aula, adaptação do cardápio, incluindo mais frutas e sucos, são algumas das
medidas adotadas nas unidades educacionais.
Nos
Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), a atenção com relação a todos
esses cuidados é ainda maior por se tratar de crianças pequenas de até cinco
anos de idade. Nessas unidades, outras medidas, como a ducha interativa, foram
adotadas para garantir o bem-estar das crianças.
No
Cmei Aconchego, localizado no Aureny IV, a hora da recreação é o momento mais
esperado pelas crianças que adoram tomar banho na ducha interativa e brincar no
parquinho de areia que fica à sombra de cajueiros e mangueiras.
E
para deixar o parquinho ainda mais aconchegante, a direção da unidade implantou
o sistema de molhar a areia por meio de aspersores de água, evitando com isso a
poeira e aumentando as possibilidades de criação e imaginação das crianças na
hora das brincadeiras.
De
acordo com a diretora do Cmei Aconchego, Cícera Mota, eles adaptaram o espaço
recreativo com brinquedos não estruturados que estimulam muito mais a
inteligência da criança e são importantíssimos para o desenvolvimento dos
pequenos. “Nosso espaço externo é amplo e adequado, o que dá muitas
possibilidades para a criança criar, viajar no mundo da imaginação, porque o
brincar na educação infantil não é só o brincar por brincar, as brincadeiras
desenvolvem uma série de habilidades, cognitivas, emocionais e sociais. E é ali
entre seus pares, que a criança desenvolve habilidades de troca de experiências”,
avaliou.
Espaço
pedagógico
Para
desenvolver esse mundo de possibilidades, no Cmei foi criado um espaço com
materiais não estruturados que podem ser usados pelas crianças para exercitar
sua criatividade. “Um exemplo disso é que de um copo a criança constrói um
bolo, que para ela, no seu mundo de faz de conta, é um bolo de chocolate, isso
depende da sua imaginação”, afirma a gestora.
Potes,
latas, panelas, garrafas pet, caixas de leite vazias, copos de alumínio e rolos
de papelão, são alguns dos objetos que proporcionam um mundo de fantasia,
imaginação e criatividade para crianças como Bárbara Vitória, de quatro anos, que
adora o parquinho e afirma. “Eu gosto de tomar banho, de brincar no balanço e
de fazer bolo de chocolate na areia”.
Segundo
a coordenadora pedagógica do Cmei, Rosines Rodrigues, depois de passarem pelo
momento de recreação no espaço interativo as crianças ficam mais tranquilas e
mais concentradas nas atividades propostas em sala de aula. “Todas as noites a
terra do parquinho é molhada para que no outro dia, na hora da recreação esteja
úmida e as crianças fiquem mais à vontade, sem aquela poeira entrando nos
olhos, e para que possam aproveitar o máximo esse momento que é tão rico para
seu aprendizado”.
A
coordenadora conta que para montar o espaço interativo com os materiais não
estruturados foi feita uma campanha de arrecadação junto às famílias e as
mesmas atenderam prontamente a solicitação.
A
iniciativa do Cmei Aconchego em disponibilizar esse espaço interativo para as
crianças, com muitas novidades e novas possibilidades é referendado pela
diretora de Educação Infantil, Judite Dall’Agnol que afirma. “O brincar de
dentro e o brincar de fora da sala de atividades são considerados como o
terceiro educador, potencializando as habilidades sociais, a autonomia e a identidade
das crianças, com uma diversidade de materiais expostos a altura das crianças,
valorizando as produções individuais e coletivas. Fundamental elemento
curricular debatido nos planejamentos, na rotina, no bom uso dos espaços
interativos, no tempo, nos elementos da natureza e nos materiais não
estruturados”.