
Parque Solar Municipal de Palmas é exemplo de energia sustentável em painel temático na conferência da ONU
Projeto será apresentado no sábado, 15, pelo presidente da FMA, Isac Braz da Cunha
O programa Parque Solar Municipal de Palmas será apresentado no painel temático ‘Clima e Energia: Soluções inovadoras para o contexto Amazônico’ na COP30, principal conferência mundial sobre clima, que ocorre em Belém (PA), no sábado, 15. A apresentação será feita pelo presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Isac Braz da Cunha. O objetivo do painel é abrir espaço para o compartilhamento de conhecimento e experiências significativas para despertar o ecossistema de inovação sustentável.
“Com o Parque Solar reduzimos gastos públicos com energia, fortalecemos a economia local e ampliamos a geração de empregos verdes. A energia limpa que nasce aqui representa economia para os cofres públicos e compromisso com o meio ambiente”, afirmou o presidente da FMA, Isac Braz da Cunha.
Atualmente, a Prefeitura de Palmas conta com cinco Usinas Solares Fotovoltaicas, em pontos estratégicos da cidade, sendo duas no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues e as demais distribuídas nas três feiras cobertas (Feira da 304 Sul, Feira da 307 Norte e Feira do Aureny). Por mês, o parque gera em média 540.060 kWh (quilowatt-hora) e abastece os 23 prédios de órgãos públicos do Município. Além disso, acarreta uma economia de cerca de R$ 444.419,89 por mês para os cofres públicos.
Ao todo, o sistema conta com 8.110 painéis solares e 49 inversores distribuídos em cinco usinas e 95% da área ocupada pelo parque já era desmatada desde a instalação, por conta das chuvas e erosões anteriores. Com ele, Palmas conta com a redução de mais de 3.100 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 22.115 árvores, em comparação com uma fonte de energia não limpa.
Texto: Cyntia Miranda
Edição: Fernanda Sousa


