
Pluralidade artística na Mostra de Arte e Cultura do Espaço Cultural de Palmas acontece de segunda, 1º, a sexta, 5, na Capital
Com entrada gratuita e classificação livre, evento envolve 330 artistas e terá atividades tanto no Espaço Cultural quanto no Parque da Pessoa Idosa
Com entrada gratuita e classificação livre, o evento envolve 330 artistas e terá atividades tanto no Espaço Cultural quanto no Parque da Pessoa Idosa
Palmas terá uma semana inteira de programação artístico-cultural para ser prestigiada entre segunda-feira, 1º, e sexta-feira, 5 de dezembro, com a Mostra de Arte e Cultura do segundo semestre de 2025, das turmas de iniciação artística do Centro de Criatividade da Fundação Cultural de Palmas (FCP), oferecidas, gratuitamente, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e do projeto Cia de Teatro Fernanda Montenegro da instituição. Serão cinco dias envolvendo apresentações de 330 artistas das áreas das Artes Visuais, das Artes Cênicas, da Dança e da Música, todas gratuitas e com classificação livre.
Na segunda-feira, 1º, às 19 horas, no Espaço Cultural, localizado na Quadra ACSU-SE 30 (302 Sul), a Mostra será aberta pela exposição do curso de Artes Visuais com obras criadas pelos alunos das turmas do Ateliê de Artes, de desenho e da pintura em tela. Na sequência, serão realizadas as apresentações dos alunos do curso de música, começando pelas turmas de piano e do canto lírico e, depois, pelas de teclado, de saxofone e, por fim, de sanfona.
Já na terça-feira, 2, também às 19 horas, mas, desta vez no auditório do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, que fica na Quadra Acsu-SO 30 (303 Sul), as apresentações serão todas focadas no curso de música. A abertura ficará por conta da turma de musicalização infantil, que será seguida pela de canto popular; sendo a responsável pelo encerramento da noite a turma de violão.
Espetáculo O Santo e a Porca
Depois do sucesso alcançado com o ensaio aberto da Cia de Teatro Fernanda Montenegro do 1º ato do espetáculo ‘O Santo e a Porca’, de autoria de Ariano Suassuna, a trupe da FCP, dirigida por Arabelle Hadife, vai apresentar a obra completa na quarta-feira, 3, às 20 horas, no auditório do Parque Municipal da Pessoa Idosa.
Esta peça completa de Suassuna é composta de três atos que a partir de um estilo narrativo cômico e de personagens caricatos propõe profundas reflexões morais que transitam por espectros humanos e espirituais, mas com a leveza, a sensibilidade e o humor quase pueril que marcaram a vida criativa do escritor, dramaturgo e artista multifacetado paraibano.
Artes Cênicas e Dança
Ainda no auditório do Parque da Pessoa Idosa da Capital, na quinta-feira, 4, a programação terá início às 19 horas com artes cênicas, com os alunos da turma de 6 a 8 anos do teatro apresentando a peça ‘Criançada: onde crianças ensinam adultos’, que terá como trilha sonora a canção ‘Carroça de mamulengos’, de Carlos Gomide. Na sequência, as demais turmas do teatro vão representar o espetáculo ‘Pais dos sem-tempo’ sob as trilhas sonoras de ‘Poderes podres’ (Caetano Veloso) e ‘Ainda cabe sonhar’ (de Jonathan Silva).
As primeiras apresentações do curso de dança serão da turma do balé, com as coreografias ‘Arco-íris do balé’; ‘Flores cintilantes’; e ‘Time’. Por fim, a turma de danças urbanas vai performar diversas coreografias divididas nos grupos ‘Super Dançantes’; ‘Guerreiras do K-pop’; ‘A escolha perfeita’; ‘Pop Stars’; e ‘Estrelas da Quadra’.
Canto Popular
Encerrando a semana da Mostra de Arte e Cultura do Espaço Cultural, a turma do canto popular vai realizar, na sexta-feira, 5, a partir das 19 horas, também no auditório do Parque Municipal da Pessoa Idosa, uma série de apresentações em homenagem aos cantores e compositores brasileiros Milton Nascimento e Rita Lee, com canções como ‘Maria, Maria’; ‘Coração de estudante’; ‘Mania de você’; ‘Era venenosa’; e, também, à norte-americana Aretha Franklin, autora da música ‘(You make me feel like) A natural woman’, dentre outras.
Texto: Marcus Mesquita







