11 abril 2013 às 17:31

Ponto de Cultura Ideia Cultural está com inscrições abertas para curso de teatro e montagem de espetáculo

O Ponto de Cultura Ideia Cultural e Projeto Abradesco está com inscrições abertas para curso de teatro e montagem de espetáculo “Clareiras de Longe e Daqui: Do convívio criativo à teatralidade”. O curso será ministrado por professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), na sede do Ponto de Cultura, localizado na Quadra 603 sul Alameda – 5, Lote – 2 aos sábados.


Os interessados podem ter entre 14 a 65 anos de idade e devem enviar email para o endereço eletrônico institutoideiato@yahoo.com.br solicitando a ficha de inscrição, ou comparecer no Instituto Idéia, no endereço citado, pessoalmente neste sábado, 13. O prazo para inscrição se encerrará assim que atingir o número de inscritos esperado pelo projeto da UFT, que são 50 vagas. Mais informações no número (63) 9264 9329.

 

Em 2010, o projeto do Instituto Ideia foi contemplado em Edital com um dos dez Pontos de Cultura da Capital, por meio de convênio firmado com o Governo Federal e Prefeitura Municipal de Palmas/ Fundação Cultural de Palmas, por meio do Programa Cultura Viva.

 

Sobre o curso

 

O curso é uma proposta de trabalho prático sobre a arte teatral e tem por objetivo ministrar aulas de teatro e criar um espetáculo cênico. Na primeira parte do projeto, serão organizados encontros que instrumentalizem os participantes com técnicas e jogos teatrais. Trabalho de expressão corporal, em que o corpo descubra suas potencialidades criativas e preparação vocal, ampliando o poder da fala como veículo textual de canto.

 

Em um segundo momento, o curso se propõe ao exercício de uma criação cênica a partir de referências materiais da cultura africana. Artefatos culturais tais como a capoeira, os orixás, lendas e culinária típica serão abordados como estímulos para a improvisação e montagem de cenas. Buscando assim reascender a imaginação dos participantes, suas relações afetivas dentro do grupo e sua conscientização desses símbolos africanos para a nossa própria cultura brasileira.

 

O processo culmina na criação de uma montagem teatral, organizada a partir das cenas e improvisações produzidas pelos participantes. Um espetáculo que visa explicitar as várias facetas da criatividade brasileira, unindo dança, canto, dramaturgia e musicalização. Apresentando uma hibridez de linguagens que reflita as diferenças subjetivas dos intérpretes, bem como a pluralidade da nossa cultura. Usando um palco como espaço livre, tal qual uma clareira no meio da floresta, em que se possam ouvir tanto os tambores de longe, quanto os daqui. (com informações do Idéia Cultural)

Tags: