12 julho 2011 às 16:40

População de Palmas ainda pode solicitar cartão do SUS

Mais de 250 usuários estão sendo atendidos diariamente na sede da Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) para o cadastramento do Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) após vigente a obrigatoriedade da apresentação do cartão nos atendimentos de saúde da Capital.

 

Com o cartão em mãos, o usuário do SUS ganha um cadastro onde são registrados todos os procedimentos de saúde por ele realizados em qualquer região do país. “Com a vinculação do atendimento ao cadastro nacional, os recursos utilizados em qualquer Unidade Básica de Saúde, Policlínica ou Centros de Especialidades passam a ser direcionados às Unidades onde o atendimento foi realizado” – assinala Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas.

 

“Como é grande o número de pacientes que recebemos de outros municípios, por isso o vínculo do atendimento a um cadastro único permite que nosso município tenha direito ao reembolso financeiro dos gastos com atendimento de usuários que estiveram de passagem por Palmas” – explica Bonilha.

 

Tratamentos exclusivos

Mesmo usuários de planos de saúde devem se cadastrar para que ter garantia de recursos com tratamentos exclusivamente oferecidos pelo SUS. “Um paciente com hanseníase ou malária, por exemplo, não encontrará oferta de medicação na rede privada. Ele somente terá acesso a tratamento e medicação através do sistema público de saúde” – explica Adriana Victor Lopes, diretora de Atenção à Saúde de Palmas.

 

Como obter o cartão do SUS?

Para se cadastrar, basta se dirigir a sua Unidade de Saúde de referência e solicitar ao Agente Comunitário de Saúde (ACS) um formulário que será preenchido e enviado à Semus para confecção do cartão provisório do SUS.

 

Quem necessitar do cartão imediatamente, pode se dirigir à sede da Semus, localizada à Quadra 103 Sul Rua SO – 07 lote 03, em horário comercial, com o formulário já preenchido pelo Agente Comunitário.