12 mil alunos da rede de ensino da Capital realizaram a prova da OBMEP 2023

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação / Semed | Publicado em 31 de maio de 2023 às 14:20

Avaliação estimula o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas

Cerca de 12 mil alunos da rede municipal de ensino da Capital  participaram da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), nesta terça-feira, 30. A competição é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), sendo considerada a maior disputa científica do país, pois alcança estudantes de todos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas.

As provas foram aplicadas e agora passa para a fase de correção pelas escolas, conforme as instruções e os gabaritos elaborados pelo IMPA. Durante a avaliação de matemática, cada aluno teve duas horas e 30 minutos para resolver as 20 questões do exame, preparado em três níveis, conforme o grau de escolaridade do aluno, sendo Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

De acordo com o diretor de educação fundamental da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Daniel Tramontini, os alunos classificados na primeira fase da OBMEP realizarão a prova da segunda fase, composta por 6 questões discursivas, prevista para acontecer em 8 de outubro deste ano. “A classificação é feita de acordo com as maiores notas na prova da primeira fase. Os alunos são selecionados em ordem decrescente de nota até que seja preenchido o número total de vagas disponível para cada escola, por nível”, explica.

Até o dia 20 de junho, as unidades educacionais vão enviar pelos Correios, os cartões-respostas dos estudantes classificados para a segunda fase. Os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados no dia 2 de agosto e os premiados serão conhecidos em 20 de dezembro.

Premiação

A OBMEP premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes) e até 5.700 certificados de Menção Honrosa.

Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.