14º Festival Gastronômico de Taquaruçu terá ‘Rota Gastronômica’ nos restaurantes

Agência de Turismo

Autor: Malena Mota/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 25 de setembro de 2020 às 19:21

Os participantes da categoria ‘Rota Gastronômica’ estarão comercializando seus pratos de 1º a 10 de outubro

Para quem está com saudades de experimentar os pratos elaborados especialmente para o Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) terá a oportunidade de provar algumas das iguarias deste ano inscritas na Categoria ‘Rota Gastronômica’, que será a única das cinco categorias a comercializar seus pratos. A ‘Rota’ envolve restaurantes dos distritos de Taquaruçu e Taquaruçu Grande e funcionará nos próprios estabelecimentos, entre os dias 1º e 10 de outubro, conforme dias e horários estipulados pelos próprios competidores.

Nesta edição do Festival serão oito empreendimentos na competição. Os pratos inscritos nesta categoria concorrerão separadamente das demais, e serão comercializados com valores entre R$ 10,00 e R$ 50.00. A premiação segue a mesma das demais categorias do Festival, sendo R$ 6 mil para o primeiro colocado, R$ 2 mil para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro colocado.

Com exceção da ‘Rota Gastronômica’, as demais categorias não terão espaço montado para comercialização, apenas a disputa na modalidade digital, já que com o momento de pandemia não há condições de montagem de uma grande estrutura para eventos.

A vencedora da categoria no ano passado, Maria Celia Rabelo, conta que a ‘Rota Gastronômica’ foi um grande incentivo para que ela participasse do Festival pela primeira vez, e que além do prêmio, também ganhou com a divulgação de seu estabelecimento. “Somente com a categoria ‘rota’ é que eu pude participar do Festival, e foi uma experiência muito boa, muitos clientes vieram conhecer meu estabelecimento para conhecer o prato que eu inscrevi, e até hoje, o prato continua a ser pedido. Este ano preparei mais uma vez uma receita bem caprichada, e espero surpreender meus clientes e jurados”, disse confiante.

Para a empreendedora de Taquaruçu, Maria do Socorro Cavalcante, que já participou de outras edições do evento, e no ano passado foi vencedora da categoria ‘Prato Salgado’, “as expectativas são sempre positivas’. “Este ano ainda mais, pois é a primeira vez que participo da categoria ‘Rota Gastronômica’, e estou empenhada em fazer o meu melhor para receber bem os clientes no meu empreendimento. Se depender de empenho e entusiasmo, será um grande sucesso”, destacou a participante.

O presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Lasaro Quirino, explica que a categoria ‘Rota Gastronômica’ é um reconhecimento àqueles que todos os anos emprestam o distrito para receber o FGT e também uma forma das pessoas provarem um pouco dos pratos do evento, mas que neste ano por conta da pandemia da Covid-19 será um evento reduzido. “A ‘Rota Gastronômica’ é uma forma de consolidar o destino Turístico de Taquaruçu e também manter uma rota gastronômica permanente, ainda mais este ano em que a pandemia não nos possibilitou fazer um grande evento na praça, como nos anos anteriores”, finalizou o gestor.

Confira os empreendimentos participantes da ‘Rota Gastronômica’

Estabelecimento – Prato

1. Celia’s Restaurante – Arrumadinho do Sertão R$ 29,99

Costelinha de porco com molho barbecue de goiaba, acompanha com purê de fava na manteiga da terra.

Taquaruçu Grande

Horário de Funcionamento: 1º a 10/10 das 11h30 às 14h30

2. Sabor da Serra – Aprisco do Jerimum R$ 47,00 (serve duas pessoas)

Carne de carneiro em forma de tubetes, arroz cremoso de abóbora, farofa de quiabo e aspic de hortelã.

Horário de Funcionamento: Dias 3, 4, 5, e 10/10 das 11h às 16h

3. Gostosura do Cerrado – Cuscuz Chambaritu R$ 10,00

Cuscuz recheado com chambari desfiado.

Horário de Funcionamento: 1º a 10/10 de 12h às 20h

4.Kitanda Gastro Bar – Dip de Carne Seca R$ 15,00

Massa seca temperada com creme de carne seca, babaçu, mel e ervas regionais.

Horário de Funcionamento: 1º a 10/10 das 11h30 às 21h

5. Cachoeira Taquaruçu – Acará R$ 45,00

Filé de Tilápia frita com farofa e creme de coco Babaçu.

Taquaruçu

Horário de Funcionamento: Dias 3,4, 5 e 10/10 das 9h às18h.

6. Cabana da Serra - Casadinho do Norte R$ 12,00

Tapioca de chambari desconstruído, sem gordura e creme de mandioca.

Taquaruçu

Horário de Funcionamento: 1º a 10/10 das 8h às 17h30.

7. Pães e Delícias – A França Pede Licença ao Tocantins R$ 35,00

Massa folhada recheada com creme de frango, buriti e pimenta de macaco, acompanhado de maxixe salteado e castanha de baru.

Taquaruçu

Horário de Funcionamento: 1º a 10/10 das 17h às 21h30.

8. Vila dos Sabores – Picolé de Costela R$ 27,00

Petisco em formato de picolé feito com carne de costela bovina, recheado com queijo mussarela. Acompanha molho de buriti e espuma de mandioca. Porção 3 unidades.

Taquaruçu

Horário de Funcionamento: Dias 1º, 2, 3, 5 e 10/10 das 18h às 22h.