15° FGT: Cozinha Show fortalece o uso de elementos regionais

Agência de Turismo

Autor: Redação Secom | Publicado em 31 de outubro de 2021 às 12:13

Com talento e carisma, Chef Guga Rocha prendeu os olhares do público durante a preparação de prato especial na penúltima noite do Festival

Seguindo com o objetivo de dar visibilidade aos inúmeros ingredientes da gastronomia regional, o espaço da Cozinha Show, na penúltima noite do 15° Edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), foi marcado por Workshop com valorização de um dos frutos tradicionais da região, o buriti, e pela apresentação do chef de renome internacional Guga Rocha. O público acompanhou a programação da Cozinha do início ao fim, na noite de sábado ,30.

Em sua primeira passagem pelo Tocantins, Guga Rocha atraiu olhares das pessoas que pararam para ver o seu talento e os detalhes do passo a passo da preparação do gnocchi com peixe pirarucu, crosta de baru e banana da terra. Ao fim da apresentação, as pessoas foram presenteadas com a degustação do prato.

"A gastronomia também é uma forma de arte. A arte e a culinária são muito importantes, além de ser a forma de arte que todo mundo tem contato. E das artes, a arte da cozinha ainda é melhor, pois no final é comestível", lembrou Guga, ressaltando a necessidade de usar elementos regionais na gastronomia.

A engenheira de alimentos Patrícia Ribeiro foi a responsável por apresentar o Workshop das boas práticas do uso do buriti. Ela preparou uma receita de geleia à base de buriti. Também passou pela Cozinha, reforçando o grande potencial do uso do buriti na culinária regional, a servidora municipal e embaixadora da Gastronomia do Tocantins, Malena Mota.

Já o Encontro com Chefes contou com a participação da chef Roberta Ribeiro, além da ganhadora do Prêmio Dólmã e Embaixadora da Gastronomia do Tocantins de 2020, Rosa de Fogo. Em 60 minutos elas prepararam dois pratos deliciosos com uso da carne de sol, elemento surpresa da competição.

Quem chegou cedo para acompanhar a programação da Cozinha Show, e estava atenta a cada detalhe, foi a extrativista de coco babaçu e buriti, Zilda Pereira da Silva. "Trabalho há mais de 20 anos com a retirada da polpa do buriti. Gostei bastante da geleia de buriti e até pedi a receita para fazer em casa. Vou ficar até o final para aprender outras receitas também", disse.