15º FGT: equipe da Vigilância Sanitária de Palmas acompanha realização do Festival

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 30 de outubro de 2021 às 11:20

​​​​​​​Agentes realizam inspeção sanitárias desde o início do evento

O trabalho da equipe de inspeção da Vigilância Sanitária de Palmas (Visa) começou antes mesmo da abertura do 15º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT). Dias antes dos expositores iniciarem a comercialização dos alimentos, os fiscais avaliaram os padrões das disposições e armazenamentos dos produtos observando as condições sanitárias. Com tudo criteriosamente checado pelos profissionais da Visa, uma variedade de pratos e iguarias estão sendo comercializados e degustados no tradicional festival, realizado no Distrito de Taquaruçu, a 30 quilômetros da Capital.

Para manter tudo bem organizado e com segurança alimentar aos visitantes, os fiscais da Vigilância estão se revezando na inspeção do circuito FGT, que termina neste domingo, 31.

A coordenadora de Produtos e Serviços de Alimentos, Suely Quixabeira, lembra que os trabalhos da Visa começaram antes do início do eventol, com a capacitação de boas práticas dos alimentos aos expositores e aos participantes da rota gastronômica, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

“As equipes estarão atuantes nos quatro dias do Festival, com o monitoramento e acompanhamento para o cumprimento das normas sanitárias e as medidas de prevenção da Covi-19. O trabalho é para garantir que a população tenha alimentos seguros e possa saborear todos os pratos oferecidos durante o evento”, explicou.

Suely Quixabeira reforça que todo cidadão pode contribuir com o processo de melhorias de vigilância e garantia de segurança sanitária, realizando denúncias, reclamações, elogios e até sugestões pelo canal da Ouvidoria da Saúde 0800 030 1515 ou na Ouvidoria Municipal 0800 6464 156.