15º FGT: Segunda noite tem demonstração com chefs, muita música e comida regional

Agência de Turismo

Autor: Juliana Matos | Publicado em 30 de outubro de 2021 às 12:32

No Cozinha Show, chef goiano reproduziu receita com ingredientes locais que apresentou em reality gastronômico exibido em rede nacional

Já na sua 15ª edição, o Festival Gastronômico de Taquaruçu voltou este ano a reunir famílias em torno de um circuito com pratos que privilegiam os ingredientes regionais. Nesta sexta-feira, 29, além dos pratos inéditos, o destaque foram as atrações do Cozinha Show, espaço onde profissionais da culinária compartilham de sua bagagem na cozinha profissional com o público. O chef goiano André Barros compartilhou sua receita brasileira de bobó de camarão que apresentou no reality Mestres do Sabor (TV Globo), em um passo a passo didático com ingredientes regionais que podem incrementar originalidade à culinária. Óleo de babaçu, mandioca crua, coco fresco, gengibre e louro ganharam espaço na receita, que foi complementada com uma farofa feita de farinha de puba, manteiga e banana da terra.

André Barros ensinou como reduzir o consumo de gás durante o cozimento de alimentos, a substituir camarão por peixes da região e a fazer leite de coco em casa. "As pessoas estão acostumadas a valorizar a culinária estrangeira porque não sabem que a bola da vez é a culinária brasileira lá fora. Precisamos redescobrir a nossa culinária, valorizar as influências que a construímos, desde a indígenas, até a africana e europeia. Mas antes de mais nada valorizar a variedade e qualidade de nossos ingredientes", afirmou.

A dona de casa Rosa Cristina, o corretor de imóveis Neuton Pereira e o filho do casal, o desenvolvedor de sistemas Neuton Pereira Júnior, assistiram à aula-show atentos e puderam experimentar o bobó do chef. "Gostei muito, bem diferente, ele ensinou bastante coisa, acho que consigo reproduzir em casa, sim", disse Rosa Cristina.

A competição entre chefs locais, também no Espaço Cozinha Show, rendeu boas demonstrações de como é possível usar com variedade de preparo a picanha suína, como ingrediente surpresa, em 60 minutos. Nesse desafio o chef Júnior Carlin apresentou a picanha suína marinada na laranja, musseline de couve-flor com wasabi e pesto com castanha de baru. Já o chef Mateus Rodrigues entregou a picanha suína glaciada no molho de limão com rapadura e óleo de coentro, acompanhada de musseline de pipoca e milho refogado com abobrinha.

Comida e música

Saindo do Cozinha Show, o público conseguiu aproveitar culinária regional criativa e shows regionais em palcos distribuídos pela praça vereador Tarcísio Machado. No circuito são 38 opções de comidinhas, pratos salgados e doces e lanches de food truck, além dos pratos da Rota Gastronômica. Para conferir a descrição de todos os pratos inscritos no festival, basta enviar um Oi para o whatsapp (63) 3212-7238. Neste número, a Agência de Turismo (Agtur) disponibilizou um cardápio digital para os frequentadores do festival. Nele é possível conferir valores e descrição dos pratos concorrentes.

A avaliação de quem participa do festival é convidativa a retornar ao evento, que segue até domingo, 31. "A segunda noite (dia 29) ultrapassou nossa expectativa. Estamos contentes com a aceitação muito boa do nosso produto. Acredito que atendemos umas 600 pessoas nessa sexta-feira. Na quinta, 28, foram umas 400", avaliou Elias dos Anjos Carvalho. Ao lado da esposa Antônia Neta Alves, eles concorrem no FGT com o Chambatoca, bolinho de mandioca recheado com ragu de chambari, mussarela e pesto de mastruz com castanhas.

Sobre o repertório, o som ao vivo variou entre forró, sertanejo e rock nacional com Edir Ribeiro, Sabino Sá, Marcelo Bahia e Camila Ferreira. As apresentações musicais se encerraram com Carolina Oliveira, cantando músicas que incluíam o pop rock nacional e internacional. "Vim de Goiânia há seis meses de mudança. Antes mesmo, já ouvia falar e queria muito participar do festival. Já posso dizer que aprovei. Já experimentei muita coisa, a música é boa. Com certeza quero voltar", disse a aposentada Deuristela Ribeiro Aires que dançava forró com esposo, o contador José Aires Filho. O palhaço Batatinha e Cia também garantiu atração para crianças.