1º Workshop de Farmacologia Clínica da Fesp será realizado em mais seis cidades do Tocantins

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 14 de setembro de 2021 às 12:59

Porto Nacional, Paraíso, Gurupi, Guaraí, Colinas e Araguaína serão contempladas com o evento

Depois da realização do 1º Workshop de Farmacologia Clínica da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), em Palmas, o evento segue para mais seis cidades do Tocantins. O objetivo é abranger diversas regiões do Estado, tendo como base os municípios de Porto Nacional, Paraíso, Gurupi, Guaraí, Colinas e Araguaína, entre os dias 14 e 16 de setembro.

Na Capital, o 1º Workshop de Farmacologia Clínica da Fesp reuniu profissionais de Farmácia das redes pública e privada e estudantes da área. O evento foi realizado para duas turmas nos períodos da tarde e noite de segunda-feira, 13, no Instituto Vinte de Maio (IVM), onde também fica sediada a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). Os “Cuidados Farmacêuticos Pós-Covid” foi o tema central abordado pela professora e doutora Eliane Campesatto, docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

A presidente da Fesp e Conselheira Federal de Farmácia pelo Tocantins, Marttha Franco Ramos, iniciou o evento apresentando os projetos, programas de residência em saúde e os núcleos de trabalho que fazem parte da estrutura da Fundação. “A Fesp se tornou uma referência nacional em escola de saúde pública porque a Prefeitura de Palmas acredita e investe no processo de ensino, trabalho e aprendizado. E é por meio desse processo que se constroem profissionais cada vez mais capacitados”, destacou.

Já a palestrante Eliane Campesatto começou a abordagem do tema com o conceito de cuidado farmacêutico, que segundo ela vai muito além de entregar um medicamento. "Aferir a pressão do paciente, fazer a carteirinha de hipertensos para acompanhamento, avaliar a glicemia, realizar o pico de fluxo para verificar problemas respiratórios, prescrever medicamentos dentro das limitações impostas pela legislação são alguns procedimentos que demonstram esse cuidado farmacêutico do qual estamos falando”.

Covid-19

Sobre a pandemia do novo coronavírus, Campesatto lembrou que cerca de 70% das pessoas que contraíram a Covid-19 sofrem com algum tipo de sequela, como queda de cabelo, perda parcial do olfato e paladar, ansiedade, depressão, aumento da pressão arterial, diabetes descompensada, fadiga e desânimo. “Considerando que a farmácia é um estabelecimento de saúde, é aí que entra em cena o cuidado farmacêutico. O profissional de Farmácia está habilitado para realizar os procedimentos necessários, identificar essas sequelas pós-covid e orientar o paciente”, conclui.

O farmacêutico Delermano Max Cardoso atua na rede pública de saúde de Palmas, mais especificamente na Unidade de Saúde da Família Valéria Martins (USF da ARSE 122). O servidor disse que é muito importante participar de eventos como este, uma vez que a área da Farmacologia exige constante atualização, acrescentando que “o atendimento clínico faz parte da rotina dos profissionais que atuam nas USFs e quando necessário os pacientes recebem orientações sobre os medicamentos, suas interações com alimentos ou com outros fármacos”.

A publicitária e farmacêutica da rede privada Suelma Cunegundes Alves observou que entre os participantes do evento estavam presentes muitos estudantes universitários e recém-formados. “Quando a pessoa está na universidade ou finalizou há pouco tempo o curso, sua visão do mercado de trabalho é limitada pela falta de experiência e de vivência na área. Ao participar de um workshop como este é possível obter o conhecimento teórico e ouvir relatos de quem já está na profissão há mais tempo”.

Próximo evento

A anfitriã Marttha Franco Ramos destacou que o evento só foi possível graças ao apoio do Sebrae Tocantins, do Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF/TO) e do Conselho Federal de Farmácia (CFF). “Aproveito para divulgar aqui que a Fesp e o CFF vão oferecer, em breve, um curso de vacinação direcionado aos profissionais de Farmácia. Fiquem atentos porque em breve vamos publicar em nossos canais de comunicação”, finalizou.

Confira a programação do 1º Workshop de Farmacologia Clínica da Fesp nos municípios

Terça-feira, 14/09 - 9h – Porto Nacional

Quarta-feira, 14/09 - 19h30 – Gurupi

Quinta-feira, 15/09 - 19h – Araguaína