29ª Roda Literária acontece nesta quarta-feira, 28, com lançamento de livro e certificado de participação

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Pérola Venâncio | Publicado em 26 de fevereiro de 2024 às 12:50

Hermes Leal lança a obra ‘O Sentido das Paixões – Teoria Semiótica da Narrativa e da Ficção’

Uma obra que propõe uma nova teoria para entender a estética e os personagens das principais obras de ficção mundial. É disso que se trata ‘O Sentido das Paixões – Teoria Semiótica da Narrativa e da Ficção’, livro do escritor e jornalista Hermes Leal, que será lançado nesta quarta-feira, 28, na Roda Literária. O evento acontece às 19 horas, no Núcleo Integrado de Leitura e Artes (Nila) no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, sob mediação de Elisangela Dantas, ofertando certificado de quatro horas de participação.

Hermes apresenta sua teoria em filmes como Roma, Coringa, Parasita, Bacurau, A Doce Vida e A Pior Pessoa do Mundo e em séries como Game of Thrones, Big Little Lies, Westworld e The Morning Show. O livro expõe as estruturas narrativas e a densidade dos personagens que fizeram as grandes obras do cinema e da literatura por meio da aplicação da “semiótica das paixões”.

Evento

A Roda Literária é um projeto promovido pela Fundação Cultural de Palmas para fomentar a literatura e estimular escritores iniciantes, destinando espaço para lançamento de livros, apresentações artísticas e recitais, entre outros. Todas as suas edições são gratuitas e acontecem no Núcleo Integrado de Literatura e Artes (Nila). A partir de agora a Roda Literária oferecerá certificado digital de quatro horas  de participação.

Sobre o autor
Hermes Leal, natural de Araguaína-TO, é escritor, com oito livros publicados, explorador e documentarista. É jornalista, formado na UFG, mestre em cinema, com especialização em roteiro pela ECA/USP, e doutor em Letras, com especialização em Linguística e Semiótica das Paixões pela FFLCH/USP.

A 29ª Roda Literária contará com a mediação de Elisângela Dantas, graduada em filosofia pela Universidade Federal do Tocantins, faz parte do grupo gestor do Núcleo de Produção Digital Isabel Auler (NPD-UFT), é graduada em Produção Audiovisual pela Academia Internacional de Cinema (AIC) e membra da Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA). Atualmente é discente do curso de Especialização em Documentação Audiovisual pela UFT. Em 2022 lançou o filme O Segredo de João, onde foi roteirista e diretora. Ela ainda desenvolve o trabalho de programação e curadoria de Mostras e Festivais  no  Cine Cultura Sala Sinhozinho.

Texto: redação FCP