29º Arraiá da Capital: Majestades Juninas brilham na arena da praça do Espaço Cultural

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 13 de novembro de 2021 às 10:48

Casais levaram ao público alegria, animação, cor e muita paixão

Uma noite de pura apoteose define a terceira noite do 29º do Arraiá da Capital, marcada pela alegria contagiante dos 15 casais de reis e rainhas, que representaram as quadrilhas juninas. O evento com um público de 200 convidados, devido à pandemia, foi transmitido ao vivo pelo canal no Youtube da Prefeitura de Palmas, direto da arena da grande praça do Espaço Cultural de Palmas. O casal vencedor será conhecido na última noite do domingo, 14.

Mitos, lendas, heróis brasileiros como Zumbi dos Palmares e Dandara, temas mais contemporâneos como o combate à violência, preservação do meio ambiente, pandemia e o amor foram abordados pelos casais, que encantaram tanto o público presente, quanto os que estavam acompanhando on-line. Durante a transmissão, houve interações e visualizações de pessoas de outros estados e até de outros países.

Representando a quadrilha Coração Caipira, o casal Carlos Eduardo e Loyane foi o primeiro a se apresentar com o tema 'Luz, a estrela que nos brilha', uma reflexão aos momentos vividos e superados na pandemia, mostrando que é na escuridão que o ser humano percebe a estrela que o guia. “A responsabilidade de ser o primeiro casal a se apresentar é sempre muito grande, porque está em nós a responsabilidade de gerar essa animação na plateia para os próximos que também irão se apresentar”, ressaltou o rei Carlos Eduardo.

Em cada entrada de casal, uma expectativa ainda maior do público e um olhar minucioso dos nove integrantes do corpo de jurados aos pequenos detalhes. Os quesitos desenvoltura da dança, figurino, coreografia e harmonia do casal foram minuciosamente observados. “Para nós como jurados é muito difícil, porque eles estão praticamente no mesmo nível alto de qualidade. Cada ano vemos a melhora na performance de cada grupo”, diz a presidente de mesa dos jurados, Renate Stephanes, que é regente do coral municipal e está há seis anos no corpo de jurados.

Por trás da produção de cada casal até a chegada do grande momento da apresentação, há uma grande rede de colaboradores e uma grande estrutura envolvida. Os participantes também precisaram estar fisicamente preparados para darem o seu melhor na arena. “Tem que estar preparado fisicamente, até porque a dança é uma atividade física de alto rendimento. E para que pudéssemos apresentar foi muita preparação, mais de seis meses de treino”, conta a majestade Diego Weverton Andrade Neves, da quadrilha Pula Fogueira.

Os vencedores da modalidade Melhor Casal de Reis serão conhecidos na noite de domingo, 14, e receberão, além de troféus, os seguintes prêmios em dinheiro para cada integrante: 1º lugar - R$ 5.000,00; 2º lugar - R$ 2.000,00 e 3°colocado R$ 1.000,00.

Para garantir a segurança durante o Arraiá, guardas metropolitanos e a Polícia Militar fazem o policiamento dentro e fora da arena. O evento também segue as normas de segurança contra a Covid-19, com exigência do uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação. O casal de reis do grupo Nação Junina testou positivo para a Covid e não pode se apresentar. Segundo os organizadores, o teste é uma exigência para participar das apresentações para garantir maior segurança aos participantes.

O 29º Arraiá da Capital é organizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), em parceria com a Federação das Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto). E nesta edição trouxe o tema ‘A chama que nunca se apaga, a memória que não se esvai’ para relembrar que a chama da festa junina permanece, assim como a memória e a saudade daqueles que partiram durante a pandemia.

O embalo da noite ficou por conta do músico Junior Ferri, que trouxe, a cada intervalo entra as apresentações dos casais de reis, um repertório que mesclou diversos ritmos.