
2ª Audiência Pública do Plano de Mobilidade discute soluções para o sistema viário municipal
Segunda rodada de debates acontece neste sábado, 6, com os moradores da região sul, na ETI Eurídice Ferreira de Melo, Jardim Aureny III, às 14 horas.
Prosseguindo com o debate do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), a Prefeitura de Palmas reuniu representantes de diferentes segmentos da sociedade civil, na tarde desta sexta-feira, 5, com a realização da 2ª Audiência Pública. A segunda rodada de apresentação do diagnóstico da infraestrutura viária municipal, que está disponível no portal do Mobilize-se, acontece neste sábado, 6, no Auditório da ETI Eurídice Ferreira de Melo, situada na Rua 22, Jardim Aureny III, às 14 horas.
Durante o debate, foram apresentados os resultados do relatório que identificou os problemas apontados no sistema viário da Capital. Na audiência realizada no auditório da Escola de Tempo Integral Padre Josimo, o titular da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Agostinho Júnior, abriu os trabalhos, ressaltando a importância de discutir e avançar nas melhorias dos eixos que integram o sistema de mobilidade, da necessidade das análises técnicas sobre os impactos da crise econômica e do crescimento populacional na ineficiência da estrutura viária.
Entre os principais problemas apontados, estão os resultados da pesquisa de origem, destino, domiciliar e bilhetagem eletrônica, e a consulta com os usuários do sistema do transporte coletivo, que identificou o modo de deslocamentos da população. Segundo o diagnóstico, cerca de 17,30% dos palmenses se deslocam da mobilidade ativa, ou seja, por meio de bicicleta ou a pé. E, um em cada quatro deslocamentos, realizados no município, ocorrem via transporte público. A maioria desses usuários ganham até dois salários mínimos. Estas e outras temáticas estão detalhadas e disponíveis no portal do PlanMob.
Os engenheiros Ricardo Mendanha e Liane Born, representantes do consórcio de empresas que coordena a elaboração do Plano, dividiram a apresentação do relatório do diagnóstico.
A promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Tocantins Katia Gallieta parabenizou a gestão municipal por dar sequência às ações na elaboração do PlanMob. ‘’Estamos na expectativa de que a nossa cidade possa receber esse plano concluído. O Ministério Público está à disposição para continuar contribuindo até a concretização do plano, que vai habilitar Palmas à receber financiamento do Governo Federal, para ser aplicado na melhoria da mobilidade urbana’’, destacou.
O promotor de Justiça da 15ª Promotoria do MPTO, Rodrigo Grisi, ressaltou as ações que o órgão vem executando na busca de solucionar as problemáticas na prestação dos serviços do transporte coletivo para os usuários na Capital.
Durante a audiência, houve espaço também para os demais participantes fazerem críticas, sugestões ou tirar dúvidas quanto aos resultados do diagnóstico.
O evento contou com a participação do Coral Jovem da Guarda Metropolitana de Palmas, de representantes de diversas secretarias municipais e estaduais, da Polícia Militar e demais entidades, lideranças comunitárias e representantes do setor privado.