47ª Abav Expo Internacional de Turismo é aberta oficialmente com a presença dos empreendedores do Destino Taquaruçu

Agência de Turismo

Autor: Malena Mota | Publicado em 25 de setembro de 2019 às 17:58

A caravana, organizada pela Prefeitura de Palmas e o Sebrae Tocantins, tem com o objetivo projetar o Destino Taquaruçu  no mercado nacional


 

Com a presença do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio foi aberta oficialmente a 47ª Abav Expo Internacional de Turismo e o 52º Encontro Comercial Braztoa. O evento que acontece de 25 a 27 de setembro, na Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Estiveram presentes a equipe técnica da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Sebrae Tocantins e empreendedores atendidos pelo projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu e que divulgam o Destino Turistico de Taquaruçu no evento.

 

A caravana, organizada pela Prefeitura de Palmas e o Sebrae Tocantins, tem com o objetivo projetar o Destino Taquaruçu  no mercado nacional, destacando que trata-se de um destino singular, com experiências de vivências exclusivas, que pode ser combinado com o Jalapão. “Uma experiência incrível na capital mais jovem do País. É um destino para se experimentar sem pressa, se entregar e viver momentos inesquecíveis”, ressaltou a consultora de Desenvolvimento de Destinos Turísticos e consultora do projeto, Tatiana Fernandes.

 

Na abertura, a presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV), Magda Nassar falou sobre respeito à diversidade. "A Abav 2019 é da mulher, da inclusão, da tecnologia, da inovação, da celebração, da empatia. É um evento feito por pessoas para pessoas", afirmou Magda.

 

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, durante sua fala, destacou que o governo vem priorizando o turismo como uma fonte geradora de emprego e renda, e falou em medidas positivas que o governo vem adotando para facilitar o desenvolvimento dos Destinos Turísticos, ressaltando o Jalapão, como um dos potenciais destinos. “A pasta do turismo é uma pasta que trabalha constantemente uma transversalidade, e as reuniões com todas as outras pastas tem sido um ganho para nós, e desenvolver o turismo. Tive a oportunidade de estar no Tocantins e conhecer o Jalapão”, destacou o gestor.

 

O empreendedor e presidente do conselho administrativo da Governança Turística de Taquaruçu, Wertemberg Nunes, emocionado falou sobre a experiência de participar da feira. “Depois de 30 anos de criação da Capital, nós estamos trazendo uma das representações culturais mais simbólicas de Palmas, e junto com as cachoeiras e todos os outros empreendimentos. Desde o ano de 90, eu visto esse boneco para outras empresas, para outros trabalhos, mas hoje é muito especial, e hoje estou vestindo para vender nosso trabalho, para nossa empresa, para divulgar o Destino Taquaruçu, que vai vender a gente o lugar de onde nós moramos, a cultura que nós acreditamos”, ressaltou Nunes.

 

Para o presidente da Abav – Tocantins, Marcelo Perim, a vinda dos empreendedores do Destino Taquaruçu é uma grande conquista para o turismo no Tocantins. “Para Abav trata-se de um salto muito grande, nós estamos aqui apresentando mais um produto, com um potencial muito grande dentro de uma feira internacional, então a chance de atrairmos, tanto turistas, como investidores é muito grande”, destacou Perim.

 

O coordenador estadual da Cadeia Produtiva do Turismo do Sebrae – Tocantins, Alex Veras Dias, ressalta a importância de trazer os empresários em um evento como a Abav. “É uma honra e orgulho está com o Destino Taquaruçu aqui dentro da Abav, sendo que esse é o maior evento de turismo do Brasil, esse é o resultado de cinco anos de trabalhos em Taquaruçu e Taquaruçu Grande, foi feito todo um trabalho de gestão, ordenação e formatação de Rota Turística, para que chegássemos a esse momento, que nada mais é que trazer o produto que foi formatado, que está preparado para receber o turista. O objetivo aqui é dar a eles o acesso ao mercado, mostrar a cara do Destino”, destacou o coordenador.

 

O presidente da Agtur, Eudes Assis, destaca o potencial turístico de Palmas, e vislumbra bons frutos para o turismo em Palmas. “Hoje é a celebração dessa grande parceria da Prefeitura com Sebrae e empreendedores, é o momento de mostrarmos para todo o Brasil o grande potencial turístico da nossa Capital, e em especial aqui o Destino Taquaruçu, é o resultado de um trabalho que já deixou sua marca no turismo da cidade, e aqui hoje está sendo divulgado, e certamente vamos colher bons frutos para o turismo na cidade”, finalizou o gestor.

 

Caravana Expo Abav 2019

 

A caravana tocantinense é composta por 12 empreendimentos, principalmente agências de viagens, pousadas e atrativos turísticos. São eles: Taquaruçutur Turismo, Brutus do Norte – Turismo e Experiência, Good Vibes Ecoturismo, Holyday no Jalapão, Agência de viagens Oca do Vento, Off Turismo, Terra do Sol Ecoturismo, Atrativo Pote de Ouro, Agência de Viagens Café da Mata, Pousada Oriental, Pousada Aldeia da Serra e Atrativo Vai Quem Quer. 

 

Projeto

 

O projeto é uma parceria entre o Sebrae Tocantins, Sebrae Nacional e a Prefeitura de Palmas, por meio da Agtur. A parceria teve início em 2014 com o objetivo de trabalhar a estruturação de atividades relacionadas ao turismo em Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Nesse período, cerca de 70 pequenos empresários receberam capacitações, consultorias empresariais, missões tecnológicas, apoio à governança local e acesso a eventos nacionais.

 

Conforme o Diagnóstico Turístico do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, 80% dos negócios são voltados ao segmento da alimentação e 66% aos serviços de apoio ao turista.  Entre os 19 negócios relacionados a atividades turísticas com atrativos, 10 possuem cachoeiras.

 

47ª Abav Expo Internacional de Turismo

 

Segundo os organizadores, a Abav é considerada a maior e mais completa feira de turismo do Brasil e reúne centenas de expositores nacionais e estrangeiros de toda a cadeia turística. O público do evento é formado por compradores e tomadores de decisão das principais agências de viagens, além de gestores de viagens corporativas, operadoras emissivas e receptivas e demais profissionais do setor.

 

Na edição de 2018, mais de 23 mil pessoas visitaram a feira e as negociações movimentaram mais de R$ 109 milhões.

 

 



Edição e postagem: Lorena Karlla