‘5 Entre Mundos’ estará disponível na Biblioteca Jornalista Jaime Câmara

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 17 de abril de 2023 às 14:11

Obra da FCP reúne cinco contos que mostram o universo de cada escritor; um passeio por perspectivas e mundo imaginários totalmente diferentes

O primeiro livro da Fundação Cultural de Palmas, ‘5 Entre Mundos’, lançado oficialmente na 18ª Literária, na sexta-feira, 14, estará disponível na Biblioteca Jornalista Jaime Câmara. O livro é resultado do trabalho realizado com alunos de Contação de História e de Artes Visuais do Centro de Criatividade do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, no segundo semestre de 2022. No lançamento os escritores e ilustradores falaram sobre a experiência na produção literária. 

A obra reúne cinco contos que mostram o universo de cada escritor, assim o livro é um passeio por perspectivas e mundo imaginários totalmente diferentes. Na Roda Literária, sob mediação da designer e ilustradora Ana Bernhard, os escritores e desenhistas que participaram da elaboração do livro falaram sobre o seu processo criativo, das dificuldades à fonte de inspiração para a criação dos contos apresentados. Falaram ainda sobre a participação das professoras Arabelle Hadife – Contação de Histórias, e Giorgia Barreto - Artes Visuais, na orientação e cobrança de resultados. 

“Sou autora do conto Os Girassóis de Bianca’, onde a gente mistura poesia, problemas sociais e tem um desfecho surpreendente, no início estava protelando, mas de repente a história fluiu e estava pronta. Eu me sinto muito feliz, eu gosto de literatura e participar desse livro foi uma foram de extravasar”, contou Diolema Ferreira Gomes.  

Já a ilustradora do mesmo conto, Carmem Susy Kawamura, falou que foi um desafio, mas que a forma de narração do conto ajudou muito na criação das ilustrações. No caso de Os Girassóis de Bianca, optou por um universo escuro e cinza, totalmente diverso que costuma trabalhar, o qual é o uso de muitas cores. “Uma ilustração de emoções”, contou.

Autor do prefácio do livro, o presidente da FCP Giovanni Assis, falou do papel da Roda Literária no incentivo à Literatura em Palmas e da importância de ‘5 Entre Mundos’, que é o resultado de diversos projetos, reunindo a contação de histórias e as artes visuais e a literatura. “ A Roda Literária nasceu para discutirmos literatura durante a pandemia, cresceu e agora chegamos no nosso primeiro livro, que apresenta diversos universos e nos mostra como enquanto contamos uma história, comunicamo-nos, expressamo-nos, exercitamos a fantasia e a imaginação e fazemos cultura”, ressaltou

 

‘5 Entre Mundos’

Professora de 'Contação de Histórias' e organizadora do projeto, Arabelle Hadife explica que o projeto ‘5 Entre Mundos’ é um livro, é uma apresentação de contação de histórias e uma exposição. “É o resultado do curso de contação de histórias que ao longo do seu percurso foi ganhando desdobramentos. De início, o estudo das técnicas de contação levou a vontade de escrever histórias, delas apareceu a ideia do livro, o que na sequência, levou a uma parceria com os alunos de pintura da Professora Giorgia Barreto, de onde por fim as imagens do livro se tornaram quadros”, conta.
O livro é apresentado por cinco contos que expressam paisagens e mundos bem distintos. “A criação prezou pela liberdade criativa e poética de cada escritor, o que se evidencia também na apresentação das histórias que percorrem diferentes técnicas de contação, bem como a oral, com uso de expressão corporal, coros e animação e alguma intervenção do teatro”, conclui Arabelle.
O livro ‘5 Entre Mundos’ tem diagramação da designer Ana Bernhard e normatização técnica da bibliotecária, Maria Paixão Souza. 
O lançamento contou com apresentação musical do Duo da pianista Aline Martins e Abner Jorge no eufônio, além da exposição das ilustrações do livro  e apresentação dos contos em formato de performance.  

Prefácio
Giovanni Assis
Autores
•    A Montanha Azul – Rosana R. Almeida
•    A Floresta Encantada – Whisllay Junior
•    Aventura em Marte – Vanius Girodo Brito
•    A Sombra – Rafaella Estrela Batista Leite
•    Os Girassóis de Bianca – Diolema Ferreira Gomes
Ilustradores
•    Professora Responsável – Giorgia Barreto
•    Guilherme Ferreira dos Santos (A Montanha Azul e A Sombra)
•    Carmem Susy Kawamura (Os Girassóis de Bianca e Aventura em Marte)
•    Ana Clara Sappelli Vieira (A Floresta Encantada)
Coordenação
Arabelle Hadife
 

Texto: Samara Martins/FCP

Edição: Secom