7ª edição da Fecit chega ao fim. Encerramento acontece às 19 horas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 11 de novembro de 2022 às 12:28

Feira trouxe programação voltada à interação.Stands reúnem uma mostra das mais diversas pesquisas e trouxe

A 7ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia do Município de Palmas (Fecit) chega ao seu terceiro e último dia, nesta sexta-feira, 11. A mostra, montada no Centro de Convenções da Capital, reúne anualmente projetos destaque em prol da pesquisa científica de Palmas e região. Esta edição trouxe uma programação voltada à interação, promovendo projetos das diversas instituições de ensino e de parceiros, revelando a produção intelectual de estudantes das diversas fases e áreas educacionais. A cerimônia de encerramento e premiação terá inicio às 19 horas.

A programação desta manhã contou com a apresentação da Orquestra de Cordas, composta pelos alunos da Escola de Tempo Integral Monsenhor, no palco principal do espaço. Nos expositores, os stands reúnem a mostra das mais diversas pesquisas, avaliadores percorrem os espaços em busca dos melhores projetos. Palestras e oficinas seguem atendendo os visitantes. Estima-se que até o final do dia cerca de 85 mil pessoas tenham passado pela Fecit nesta edição.

Numa das palestras do período matutino a professora e pesquisadora, Lenilda Batista, trouxe ao público inscrito o tema ‘Laboratórios Remotos como Meio de Ampliar as Tecnologias Assistivas no Processo De Aprendizagem de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista’. Servidora de carreira da educação municipal, Batista, estuda o tema no projeto de pesquisa desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. A pesquisadora explica que o estudo objetiva analisar o funcionamento de laboratórios remotos internacionais e verificar a possibilidade de introdução ao ensino dos estudantes TEA da rede municipal.

Dentre os inúmeros projetos e pesquisas trazidos à Fecit 2022, o Projeto Berço de Talentos, destacou olhares e vivências, revelando a essência do incentivo ao gosto pela pesquisa, desde o início da vida acadêmica. O projeto é uma iniciativa da rede municipal que envolve alunos da educação infantil na iniciação científica. Nesta edição, a desenvoltura dos pequenos estudantes despertou a atenção de todos.

O stand do Centro Municipal de Educação Infantil Amâncio José de Morais atraiu o público com o projeto ‘Brincando com a Luz’. A proposta apostou na criação de materiais pedagógicos em que todos podiam experienciar. A professora Gilvania Filgueiras, que compõe a equipe de educadores do Cmei Amâncio, relatou as inúmeras possibilidades e descobertas dos alunos durante a prática da pesquisa. Segundo ela, a pesquisa com a luz possibilitou às crianças novas descobertas por meio de desenhos, formas, figuras, gravuras, cores, dentre outros. “A cada dia vimos a imaginação fluir”, concluiu ao falar das fases do projeto e da proposta trazida à Feira.

A 7ª edição conclui algumas das atrações. Segue com as palestras previstas para o período vespertino. A Fecit 2022 será finalizada com o encerramento e premiação que acontece das 19 às 21 horas, no auditório.