'A Incrível Máquina de Livros' permanece no Parque Cesamar até sábado, 24

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP | Publicado em 22 de agosto de 2019 às 17:39

Com a capacidade “mágica” de transformar livros usados em novos, ‘A Incrível Máquina de Livros’ aterrissou no Parque Cesamar nesta quinta-feira, 22, e permanecerá no local até o sábado, 24. A ação é uma iniciativa da Infinito Cultural, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e com o patrocínio da Suzano. Em Palmas a iniciativa conta com o apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP).

Uma viagem por nove cidades de seis estados brasileiros será percorrida pelo projeto ‘A Incrível Máquina de Livros’.  A máquina, que transforma o livro usado em outro para ser lido, fica estacionada em locais públicos de cada cidade durante três dias consecutivos. O participante leva um livro novo ou usado em boas condições (não pode estar rasgado ou riscado), insere na Máquina e aperta um dos dois botões disponíveis – adulto ou infantil – e automaticamente, como um toque de mágica aquele livro se transforma em outro livro, que o participante levará para casa e aproveitará sua nova leitura.

Depois de passar pelos municípios de Suzano, Jacareí e Cabreúva, no Estado de São Paulo e Anápolis, em Goiás, ‘A Incrível Máquina de Livros’ está em Palmas dias 22, 23 e 24 de agosto, sendo que na quinta a sexta-feira, o horário é das 11h às 19h e no sábado, das 14h às 20h, no Parque Cesamar. As próximas cidades que receberão o projeto são Imperatriz (Maranhão), Teixeira de Feitas e Mucuri (Bahia) e Aracruz (Espírito Santo). Em 2018, ‘A Incrível Máquina’ fez a alegria de leitores em 21 municípios de 13 estados brasileiros.

Com capacidade de transformar mil livros por dia, ‘A Incrível Máquina de Livros’ possui centenas de títulos disponíveis, como clássicos da literatura mundial e brasileira, escritoras infantis de sucesso como Eva Furnari e Ana Maria Machado, além das obras dos autores indicados ao Prêmio Jabuti. Uma novidade para a temporada 2019 é que obras da escritora Conceição Evaristo, homenageada do ano pelo Prêmio Jabuti, integram o acervo do projeto. Os livros transformados, que podem ser novos ou usados, sempre são uma surpresa.

Como a ideia é dar oportunidade para o máximo de pessoas participarem da ação, cada um pode colocar até no máximo três livros. Vale lembrar também que os livros que as pessoas colocarem serão futuramente transformados para outras pessoas e por isso não serão aceitos gibis, livros didáticos e livros técnicos.

Nesta quinta-feira, 22, crianças da rede municipal de ensino conheceram “A Incrível Máquina de Livros’.

Programação:

Palmas

De 22 a 24 de agosto, quinta e sexta-feira, das 11h às 19h e sábado, das 14h às 20h

Local: Parque Cesamar

Edição e postagem: Lorena Karlla