A visão do empreendedor de economia solidária

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Ascom Sedem | Publicado em 16 de setembro de 2014 às 10:48

Marcino Pereira Lima, presidente da Associação de Produtores de Flores, Folhagens e Sementes Tropicais de Palmas (Astropicais), participou do primeiro dia da Oficina da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, como um dos palestrantes para falar sobre sua experiência como empreendedor de economia solidária em Palmas.

 

“Nós começamos com o objetivo de sermos agentes da cidadania e ecologia por meio da criação de uma associação de produtores de flores tropicais. Até que descobrimos que plantar é fácil, difícil é conseguir as licenças para poder trabalhar, os recursos necessários, vencer os entraves jurídicos para a abertura”, relembrou Pereira Lima, contando que no início de tudo, um grupo foi até Pernambuco para buscar rizomas e adaptá-los à região tocantinense.

 

“Chegamos e dividimos tudo com os associados. Mas, vejam bem, as flores na região de origem eram lindas e maravilhosas. Aqui, não cresceram bem. E, então, sentimos na pele a falta que faz a assessoria técnica de um agrônomo, por exemplo, e a falta da tecnologia”, contou.

 

Mesmo com as dificuldades, o grupo seguiu em frente e hoje comercializa flores, mudas e sementes, sendo que estão trabalhando também para incluir a cultura de plantas medicinais no portfólio. “Não desistimos. E olha que no começo não sabíamos nem quanto cobrar. Mas sentamos e discutimos juntos estratégias que beneficiam a todos, e, atualmente, são 42 produtores e 320 pessoas envolvidas em toda a cadeia de produção”, finalizou Pereira Lima.