Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 05 de fevereiro de 2019 às 18:28

OBA E MOBFOG também cadastram novos participantes


As inscrições para a 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foram abertas nesta terça-feira, 05, e seguem até o dia 15. A maior competição científica do País se destina a professores e estudantes das redes pública e privada. As escolas devem fazer o cadastro mediante o preenchimento da ficha de inscrição, disponível em http://www.obmep.org.br/selecaoEscola.do.

 


A OBMEP se divide em três níveis de acordo com o grau de escolaridade em que os estudantes estiverem matriculados. O nível 1 - para os alunos do 6º ou 7º ano do ensino fundamental; o nível 2 - para os alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental; e o nível 3 - para os alunos de todas as séries do ensino médio. Jovens e adultos, matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), também podem ser inscritos pela escola, conforme os níveis descritos anteriormente.

 


A Olimpíada é aplicada em duas fases. A 1ª fase ocorrerá em 21 de maio e será composta por uma prova com 20 questões de múltipla escolha. A 2ª Fase terá prova discursiva de seis questões, aplicada em 28 de setembro, apenas aos alunos classificados. A divulgação está prevista para acontecer no início de dezembro.

 


A competição tem como objetivo melhorar a0 qualidade da educação básica por meio do estímulo do ensino da matemática através de competições, identificando jovens talentos para a ciência em geral, promovendo a inclusão social pela difusão do conhecimento.

 


A OBMEP premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas.  Aos primeiros serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes) e até 5.700 certificados de Menção Honrosa. Premiados com medalha de ouro, prata ou bronze garantem o ingresso em programas de iniciação científica.

 

 

Em 2018, 100% das escolas da rede municipal de ensino aderiram à OBMEP. A participação das unidades escolares em competições nacionais vem aumentando significativamente a cada ano, o que reforça e incentiva o trabalho conjunto dos profissionais que atuam na educação municipal visando à qualidade do ensino ofertado.

 

 


OBA E MOBFOG

 

Também se encontra disponível o cadastro de novas escolas interessadas em participar da 22ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). As inscrições de novas escolas seguem até dia 18 de março e podem participar os alunos de escolas da rede pública e privada da educação básica. O regulamento das competições pode ser acessado em http://www.oba.org.br/site/.

 


As competições, OBA e MOBFOG possuem uma única fase e consistem na realização de uma única prova marcada para o dia 17 de maio, nas próprias unidades escolares.

 

 



Edição e postagem: Lorena Karlla