Abertas as inscrições para o VII Festival de Cinema Estudantil Palmas - 'Você na Tela'

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 12 de agosto de 2022 às 13:44

O período para se inscrever é de 11 de agosto a 20 de outubro de 2022 através de formulário on-line

Estudantes do nível fundamental ao universitário que gostam de cinema e audiovisual podem viver a experiência de participar de um Festival de Cinema. É que estão abertas as inscrições para o VII Festival de Cinema Estudantil de Palmas – Você na Tela, promovido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O VII Festival de Cinema Estudantil de Palmas – Você na Tela será realizado no período de 16 a 18 de novembro de 2022, na Grande Praça do Espaço Cultural Jose Gomes Sobrinho com transmissão ao vivo no Canal do Festival no Youtube. O período de inscrições é de 11 de agosto a 20 de outubro de 2022, que podem ser realizadas no formulário disponível aqui,  até ás 23h59 minutos, horário de Brasília.

O edital com todas as regras para participação no Festival pode ser conferido aqui. 

Protagonismo

O Festival tem a finalidade de promover o protagonismo infantojuvenil e estimular inserção de crianças, jovens estudantes e universitários no processo de criação, produção e apreciação da linguagem cinematográfica através do estimulo a realização e a exibição de obras audiovisuais produzidas no ambiente escolar, em espaços não formais de produção de conhecimento como associações comunitárias e pontos de cultura.

Para participar do Festival os estudantes podem se inscrever nas mostras competitivas, mostras especiais não competitivas, mostras convidadas, concurso de roteiro e ações formativas. As mostras competitivas contemplam filmes de curta-metragem, sobre qualquer tema e que tenham sido finalizados a partir de janeiro de 2021.  

De acordo com coordenadora do ‘Você na Tela’, Elisângela Dantas, a novidade deste ano é o ‘Concurso de Roteiros’, que premiará as melhores histórias escritas por estudantes, residentes em Palmas, com o objetivo de estimular a criação e produção de histórias para o universo cinematográfico, incentivando a formação de novos escritores. “Uma oportunidade de contar histórias, reais ou fictícias, registrando os costumes, hábitos, saberes, lendas, personagens e peculiaridades de Palmas, contribuindo para o fortalecimento da leitura e do audiovisual palmense”, afirma.

Mostras competitivas

Poderão participar do Festival obras audiovisuais produzidas no âmbito das escolas de nível fundamental, médio e universitário, tanto da rede pública quanto da privada, instituições como associações comunitárias e Pontos de Cultura que trabalham com processos de educação não- formal.

a) Mostra Competitiva Jovem Cineasta: Premiará filmes realizados por crianças na faixa etária entre 08 (oito) e 12 (doze) anos completos até o dia 16 de novembro de 2022, produzidos em Palmas.

b) Mostra Competitiva Jovem Realizador: Premiará filmes realizados por jovens na faixa etária entre 13 (treze) e 17 (dezessete) anos completos até o dia 18 de novembro de 2022, produzidos em Palmas.

c) Mostra Competitiva Universitária: Premiará filmes realizados por estudantes universitários. Nesta categoria serão aceitas obras finalizadas nos anos de 2020 a 2021 e produzidas em todo Brasil.

d) Mostra Competitiva Brasil na Tela: Premiará filmes realizados por crianças e jovens estudantes em todo Brasil, com idade a partir de 12 anos. Nesta categoria serão aceitas obras finalizadas a partir de janeiro de 2021.

e) Mostra Competitiva Internacional Você na Tela: Premiará filmes realizados por crianças e jovens estudantes em todo o mundo. Nesta categoria serão aceitas obras finalizadas nos anos de 2018 a 2021.

 

Concurso de roteiro

O Festival premiará as melhores histórias escritas por estudantes, residentes em Palmas, com o objetivo de estimular a criação e produção de histórias para o universo cinematográfico, incentivando a formação de novos escritores. Uma oportunidade de contar histórias, reais ou fictícias, registrando os costumes, hábitos, saberes, lendas, personagens e peculiaridades de Palmas, contribuindo para o fortalecimento da leitura e do audiovisual palmense.