Abertura do VII Encontro do Pirs trouxe lançamento de livro sobre experiências de residentes em saúde de Palmas

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 01 de março de 2021 às 20:13

Evento online reúne coordenadores e novos residentes dos programas da Fesp até a próxima sexta-feira, 05

Começou nesta segunda-feira, 1º de março, o VII Encontro do Plano Integrado de Residências em Saúde (Pirs), que tem como objetivo receber os novos profissionais que ingressaram este ano nos programas de residência da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). Pela primeira vez o evento está sendo realizado na modalidade virtual, por causa da pandemia, e traz uma programação diversificada que seguirá até sexta-feira, 05.

Pela manhã houve o acolhimento inicial com a participação de coordenadores e residentes dos programas multiprofissional em saúde e medicina, nos campos de Saúde da Família e Comunidade, Oftalmologia, Saúde Coletiva, Saúde Mental, Enfermagem Obstétrica, Medicina Veterinária e Clínica Integrada de Adulto.

No período da tarde ocorreu a abertura oficial do encontro, ocasião em que a presidente da Fesp, Marttha Franco Ramos, deu boas-vindas aos novos residentes e falou sobre a contribuição dada pela instituição na formação de muitos profissionais de saúde ao longo de sete anos de existência das residências da Fesp junto à Rede de Saúde de Palmas. “Sintam-se acolhidos e estimulados a se especializarem nos nossos programas de formação, que já são consolidados em termos de resultados e que representam melhoria nos indicadores de acesso e de qualidade aos usuários do SUS”, disse Marttha Ramos.

O destaque da programação neste primeiro dia de encontro ficou por conta do lançamento virtual do livro ‘Plano Integrado de Residências em Saúde - A experiência de Palmas-Tocantins’. A obra traz experiências vivenciadas por profissionais residentes em saúde das turmas de 2014/2016 e 2015/2017. O foco do trabalho são as dimensões da atenção, vigilância, gestão e educação, possibilitando expressar a pluralidade do trabalho em saúde, na perspectiva de compartilhar as vivências que os profissionais residentes tiveram na Rede SUS de Palmas.

O livro foi publicado pela editora CRV, disponível na versão física em diversas plataformas de venda online e também no formato digital (e-book), podendo ser adquirido no Google Play ou App Store. O primeiro volume da obra foi organizado pelas profissionais de saúde e professoras Soraya Rodrigues Dodero, Erika da Silva Maciel e pelo professor Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma.