Abraços, histórias e respeito marcam encontro entre crianças e idosos na manhã desta quinta, 22

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 22 de agosto de 2019 às 12:09

 Encontro Intergeracional foi realizado por professores, Polícia Militar e equipe do Parque da Pessoa Idosa de Palmas

Muito carinho e emoção marcaram o encontro entre idosos e um grupo de crianças no Parque da Pessoa Idosa na manhã desta quinta-feira, 22, em Palmas. As crianças tiveram a oportunidade de conversar e aprender mais sobre a vida, os costumes, brincadeiras e como era nos tempos de escola dos vovôs e vovós presentes no evento. E os idosos puderam mostrar a esta nova geração como é importante dar atenção e carinho àqueles que se dedicaram durante toda a vida cuidando de filhos, netos, sobrinhos e amigos.


O evento foi realizado por professores do Centro Educacional Aquarela em parceria com o 6º Batalhão da Polícia Militar, integrantes da equipe do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa. 


“É uma troca muito grande. Eles vieram com essa alegria, esses olhinhos brilhando nos perguntar coisas do nosso passado, mas estão marcando o nosso dia de uma forma muito especial. Eu choro, conversando com eles, que me lembram do meu filho quando criança”, contou a aposentada, Maria José Noleto. 


Ela foi entrevistada pelo estudante Rodolfo Aloísio Beckmann, de 11 anos, e ao responder perguntas simples como nome, comida preferida, brincadeiras que gostava quando criança trouxe um novo ponto de vista para o garoto. “Eu descobri que ela mora sozinha e que perdeu quase toda a visão, mesmo assim ela se arruma e vem ao parque, participa das atividades, dança e sempre está alegre e feliz. A gente nunca pode desistir de viver e de ser feliz, foi o que eu aprendi hoje com ela”, contou Rodolfo. 


A Diretora do Centro Educacional Aquarela, Denise Sousa Freitas, ressaltou que gerações diferentes têm muito a ensinar uma à outra. “É a primeira vez que estas crianças participam de uma ação como esta e nosso objetivo ao trazê-las é estreitar os laços entre estas gerações, eles tem muito para ensinar e as crianças tem muito carinho e essa curiosidade em aprender mais sobre os idosos”, explicou Denise. 


O Tenente-coronel da Polícia Militar, João Leyde de Souza, falou sobre a importância de ações como as realizadas nessa manhã, que ajudam na  prevenção de situações de violência contra idosos e também contra crianças. “A Polícia Militar tem desenvolvido ações de prevenção a situações de violência, desenvolvendo políticas voltadas para idosos, jovens, crianças e mulheres, sempre com foco na proteção destas classes e no combate à violência. Encontros como este ajudam a formar cidadãos melhores, as crianças estão conhecendo a realidade dos idosos, quais as dificuldades que eles enfrentam no dia a dia. É um momento que vai ajudar a formar o caráter destas crianças”, destacou o Tenente-coronel.