‘Mulheres Amigas Temporada Amazônia’ oferece exames gratuitos de mamografia às mulheres no final de semana

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 11 de março de 2022 às 15:51

Objetivo é detectar precocemente o câncer de mama, o tipo mais letal entre as mulheres

Continua neste final de semana, a ação ‘Mulheres Amigas Temporada Amazônia’, que oferece exames gratuitos de mamografia às mulheres a partir de 40 anos em situação de vulnerabilidade. De acordo com a organização,  o objetivo dos atendimentos é detectar precocemente o câncer de mama, o tipo mais letal entre as mulheres. 

Uma unidade móvel estará estacionada no sábado, 12, e domingo, 13, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Xerente,  localizada no Jardim Taquari, das 07 às 16 horas, até o próximo dia 17, oferecendo o exame de mamografia e outros procedimentos complementares. As interessadas em fazer o exame deverão realizar cadastro prévio no site da Oscip. Acesse aqui. A expectativa é que 65 mamografias sejam realizadas por dia. 

Além da mamografia, as pacientes podem ainda passar por um ultrassom, serem encaminhadas para uma consulta com um mastologista e até mesmo fazerem uma biópsia, caso o resultado do exame indique que isso é necessário. Após o diagnóstico fechado, as pacientes serão reguladas e acompanhadas no Sistema Único de Saúde (SUS) para dar seguimento ao tratamento da enfermidade com atendimento especializado. 

A iniciativa é da farmacêutica global Daiichi Sankyo, realizada pela Organização da Sociedade Civil (Oscip) Américas Amigas e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) e da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins.

Américas Amigas 

A Oscip Américas Amigas atua na promoção dos direitos humanos, buscando a redução da mortalidade por câncer de mama entre a população em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. A organização tem como objetivo disponibilizar acesso à detecção, diagnóstico de câncer de mama, treinar profissionais e promover o acesso à saúde de pacientes em situação de vulnerabilidade na região amazônica, incluindo mulheres de comunidades ribeirinhas. Para saber mais sobre a organização, acesse aqui.