Ações de formação e qualificação têm mais de 11 mil participações de servidores

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM | Publicado em 21 de dezembro de 2018 às 12:28

Balanço das atividades realizadas durante o ano pelas escolas de Governo, Saúde e Educação foi apresentado nessa quinta-feira, 20, no IVM

Os investimentos feitos nas áreas de formação, qualificação e atualização, durante o ano de 2018, beneficiaram grande parte dos servidores públicos municipais de Palmas. De acordo com dados das três escolas que funcionam no prédio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciências e Tecnologia (IVM) – Governo, Saúde e Educação, ao todo, foram 11.142 participações de servidores em ações de educação continuada. Os números foram apresentados nessa quinta-feira, 20, durante programação de encerramento do ano letivo 2018, no IVM.

Na Escola de Governo de Palmas (EGP), por exemplo, foram 1.570 horas/aulas ministradas em várias áreas técnicas, com o total de 1.642 inscritos em ações de qualificação e com quase mil certificados. A média de avaliação dos cursos ofertados pela EGP, numa escala de zero a cinco, é de 4,2. Ao apresentar os dados, a diretora da escola, Lédyce Nóbrega Porto, destacou que mais de 60% dos cursos ofertados pela EGP são de instrutoria interna, por meio do programa Servidor Multiplicador, que conta com 27 servidores instrutores credenciados. Ainda durante apresentação, a diretora falou sobre a missão e a visão da escola, explicou como é feito o planejamento dos cursos realizados pela instituição a cada ano letivo, e agradeceu a equipe pedagógica pelo trabalho e comprometimento.

A Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), ligada à Secretaria Municipal de Saúde, teve 6.244 participações de servidores em 47 eventos realizados pela instituição durante o ano. A presidente da Fesp, Jaciela Leopoldino, ao apresentar infográfico, destacou que a gestão na escola tem sido compartilhada. Das 11 instituições de ensino que oferecem cursos na área de saúde em Palmas, conforme a presidente, sete possuem convênios de estágio com a instituição, beneficiando quase três mil alunos. Na oportunidade, Jaciela ainda falou dos avanços durante o ano de 2018, citando o Plano Integrado de Residência em Saúde e Plano Municipal de Educação Permanente, apresentou as várias iniciativas desenvolvidas pela Fesp e agradeceu a equipe pelo empenho.

Os dados referentes à Diretoria de Avaliação e Formação – Escola de Educação, ligada à secretaria Municipal de Educação, foram apresentados pela superintendente de Educação Básica, Maria do Socorro Silva. As ações de formação na área da educação contaram com 3.921 participações de servidores, que são replicadores para 39 mil alunos da Rede Municipal. Segundo a superintendente, a meta é atender 100% dos professores e servidores. Na ocasião, ela também apresentou as demais ações da instituição, com seus respectivos objetivos, carga horária e público-alvo, e enfatizou que, durante o ano, foram expedidos cerca de 1,5 mil. E, também, agradeceu o trabalho da equipe.

Trabalho

Durante o evento, a presidente do IVM, Valéria Albino, parabenizou as três escolas pelo trabalho realizado, durante o ano, para levar a excelência aos serviços públicos prestados ao cidadão. A presidente falou ainda que o Instituto está trabalhando muito para desenvolver cada vez mais ações voltadas para o desenvolvimento profissional e pessoal dos servidores, citando a plataforma virtual que deverá ser implementada para a realização de cursos on-lines, como uma das novidades para o próximo ano.

Edição e postagem: Iara Cruz