Ações preventivas no sistema de drenagem auxiliam o escoamento de grandes volumes de água

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Redação | Publicado em 14 de fevereiro de 2019 às 18:26

Sistema de drenagem pluvial será ampliado em várias regiões da Capital

Em decorrência das fortes chuvas registradas neste período do ano, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) intensificam manutenção preventiva nas bocas de lobo que dão acesso ao sistema de drenagem pluvial de Palmas. O objetivo é evitar o entupimento nas entradas das galerias pluviais e melhorar o escoamento da água das chuvas. Mesmo com ações preventivas realizadas pela Prefeitura, o imenso volume de água em um curto espaço de tempo são os principais gargalos enfrentados no gerenciamento de um sistema de drenagem urbano.

Os sistemas de drenagem pluvial e macrodrenagem executados na Capital possuem aproximadamente 240 mil metros de extensão e estão espalhados em todas as regiões da cidade. Os jardins Aureny I, II, III e IV; Jardim Santa Bárbara, Jardim Laila, o distrito de Taquaruçu e outras 70 quadras do Plano Diretor Norte e Sul e região Sul possuem os sistemas instalados. As galerias pluviais sob essas avenidas e quadras da Capital recebem a água da chuva, que é encaminhada até o sistema de macrodrenagem, que termina com o deságue no Lago de Palmas.

Na manhã desta quinta-feira, 14, choveu em três horas o equivalente a 32% do previsto para os 28 dias de fevereiro. A Defesa Civil de Palmas divulgou uma precipitação de 64 milímetros neste período. Isso significa 64 litros de água a cada metro quadrado de área da Capital, sendo que Palmas possui uma extensão de aproximadamente 2 milhões de metros quadrados. Ainda segundo a Defesa Civil, para o mês de fevereiro, estão previstos 210 milímetros de precipitação pluviométrica.

Obras previstas

Em dezembro de 2018, a Prefeitura de Palmas assinou um contrato com o Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF no valor de U$ 60,85 milhões destinados à execução de obras de infraestrutura na Capital.

Entre as obras a serem realizadas estão a drenagem pluvial e macrodrenagem no Jardim Taquari, Taquaralto, Arne 54 e Arne 64. Estão previstas ainda a drenagem pluvial no setor Santa Fé, Ars-se 25 e 85; setor Morada do Sol I e II e conclusão de drenagem pluvial da Ars-se 15 e Ars-ne 25. Será realizado também a macrodrenagem na Av. LO 21, entre a rodovia TO 050 e avenida NS 05 e a macrodrenagem da avenida NS 05 entre as avenidas JK e NS 10.

Edição e postagem: Lorena Karlla