Adeptos do lema ‘envelhecer com saúde’, idosos atendidos pelo CSC Loiane Moreno celebram a vida em passeio na Capital

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 06 de agosto de 2019 às 12:36

A programação contou com aulão de dança com as Divas Dance, alongamentos, teatro com a Universidade da Maturidade

Celebrando a vida, o grupo de idosos do Centro de Saúde da Comunidade Loiane Moreno (Arse 24) era só animação durante as atividades realizadas na manhã desta terça, 06, no Clube Social da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto). A programação contou com aulão de dança com as Divas Dance, alongamentos, teatro com a Universidade da Maturidade (UMA), hidroginástica, aferição de pressão e glicemia, lanche saudável e distribuição de brindes.

 

A vitalidade da dona Izabel Alves Pereira contagiava os demais. Aluna da UMA e participante do grupo de dança Divas Dance, ela defende que pessoas envelheçam com saúde. “A UMA tira o velho da invisibilidade. É alegria, é movimento, é vida! E o projeto Divas não é só dança, tem confraternização, passeios. E velho tem que ser ativo, tem que praticar exercícios, assim a gente se torna ‘não velho’, porque velho é aquele que se entrega ao comodismo”, destacou.

 

Com a chegada da aposentadoria, Ilda Alves passou a viver uma vida sedentária, mas depois que começou a frequentar o grupo de idosos encontrou novas motivações. “Depois que me aposentei minha vida ficou pacata, sempre aquela vida de dona de casa, muito sedentária, mas no grupo a gente reativa. É uma experiência que vale a pena porque tem o aprendizado, novos conhecimentos, a integração com os demais”, disse.

 

O casal Maria da Paz e Raimundo de Sousa é bem ativo no grupo, e mesmo ele tendo sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2017, eles não deixam de frequentar os encontros. “Ele faz acompanhamento com médicos, fisioterapia três vezes na semana e essa participação no grupo ajuda. Ele se sente muito bem no meio dos amigos, do movimento, da alegria, isso motiva ele a melhorar cada dia mais”, contou.

  

“Nosso grupo de idosos é muito ativo, sedento por conhecimento, e claro, valoriza todos os momentos juntos, celebra a vida, busca envelhecer com saúde. Por isso, sempre que podemos proporcionamos momentos assim com eles”, disse a enfermeira do CSC, Carla Cristiana Oliveira.

 

Para o evento, a equipe do CSC Loiane Moreno contou com a parceria da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, Fit Studio Personal, Divas Dance, Rubia Nicassia Photografy, Farmácia Biovida, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Impriart Brindes Personalizados e Global Empreendimentos.




Revisão e postagem: Iara Cruz