Adolescentes da Casa de Acolhida recebem capacitação para inserção no mercado de trabalho

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Inês Theodoro | Publicado em 04 de julho de 2014 às 19:24

Os jovens com idade entre 14 e 18 anos incompletos começaram a desvendar os mistérios do mercado de trabalho, na manhã desta sexta-feira, 04.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através da Diretoria de Proteção Especial, em parceria com a Fundação Pró-Cerrado, iniciou na manhã desta sexta-feira, 04, capacitação para o primeiro emprego direcionada aos adolescentes da Casa Acolhida.

O objetivo é contribuir para a inclusão dos jovens, por meio do desenvolvimento de competências que ampliem as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, geração de renda e participação na sociedade.

Durante a capacitação, os adolescentes tiveram a oportunidade de aprender como preparar um currículo, a maneira correta de se comportar durante uma entrevista de emprego, dinâmicas, palestra, teatro e as regras exigidas em qualquer local de trabalho.

No mundo moderno, o conhecimento em informática é fundamental, por isso, os instrutores orientaram os jovens a se especializarem em cursos sobre as novas tecnologias com aulas básicas.  O conteúdo despertou o interesse dos jovens, que cursam o primeiro ano do Ensino Médio.

A gerente da Unidade Pró-Cerrado, Adriana Reis Sousa, e a coordenadora pedagógica regional, Selma Lima de Oliveira, destacaram a importância da capacitação em atender jovens que procuram pelo primeiro emprego, com conhecimentos sobre o marketing pessoal, como se comportar durante a entrevista e o que fazer para vencer o medo e a timidez com aplicação de técnicas de linguagem verbal e corporal.

“Por meio dessas atividades esclarecedoras são debatidos vários temas relacionados ao mercado de trabalho e são realizadas várias atividades em grupo. Com certeza é uma boa experiência para quem vai enfrentar o desafio do primeiro emprego”, enfatizou Adriana.

Segundo a coordenadora da Casa de Acolhida, Vanir de Fátima, a parceria vem ao encontro da política de qualificação e capacitação profissional dos jovens assistidos. “O Pró-Cerrado com sua experiência, credibilidade e profissionais qualificados vem fortalecer e ampliar as alternativas para inserção dos adolescentes no mercado de trabalho”, destaca.