Agência de Regulação de Palmas apresenta Procon municipal aos empresários na Acipa

Procon Palmas

Autor: Deni Rocha | Publicado em 13 de março de 2019 às 17:08

Reunião contou com diretoria e vários empresários

Na tarde desta terça feira, 12, a diretora do Procon Palmas, Liliane de Moura Borges, apresentou aos diretores da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) e aos empresários palmenses, a estrutura e serviços oferecidos pelo Procon Municipal na Capital. O órgão é vinculado à Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP). Liliane lembrou que, por iniciativa da prefeita Cinthia Ribeiro, o Procon Palmas foi criado em dezembro passado e terá sua segunda unidade inaugurada no próximo dia 15 de março no Resolve Palmas Sul em Taquaralto.

Liliane Borges deixou claro que no Procon Municipal existem serviços aos empresários como palestras orientativas. “Muitas vezes o empresário é penalizado porque os seus colaboradores não são bem instruídos para fazer o dever de casa”, disse.

Liliane continuou afirmando que é fundamental divulgar práticas de consumo consciente e estabelecer esse canal de comunicação entre consumidores e fornecedores. “A importância para comunidade é que haja a harmonização das suas relações de consumo, afinal quando se tem conhecimento dos seus direitos e dos seus deveres, e cada um faz a sua parte possibilita aí uma harmonização”.

Diante do posicionamento exposto pela diretora do Procon Palmas, a superintendente do Palmas Shopping, Elmecy Duarte, externou que está cada vez mais claro que o brasileiro vem recuperando a confiança no comércio e continua com muita vontade de comprar. No entanto, também cresce a preocupação com o consumo consciente, pesquisando e, acima de tudo, com muito mais paciência para adquirir aquilo que quer.

Elmecy Duarte lembrou também que o Dia do Consumidor, para os varejistas têm crescido substancialmente, e tem um bom apelo emocional que vem se consolidando como oportunidade de calendário do varejo. Com tudo isso, a harmonização das relações de consumo proposta pelo Procon Palmas pode evitar muito desgaste entre as partes, considerando que o consumo é um dos pilares da economia. “Quem decidir aproveitar o ineditismo da data, com certeza vai sair na frente”, finalizou.

O superitendente do Procon Palmas, Dulcélio Stival, explicou que o órgão está intensificando nesta semana, onde celebra o dia do consumidor, ações que orientam todos os segmentos da sociedade. “Nós visamos levar educação para o consumo consciente tanta para jovens, adultos e idosos, quanto para os fornecedores atendendo a política nacional de preservação das relações de consumo. Além disso, vamos ampliar os pontos de atendimento", explicou.

Inauguração Procon Palmas Sul

Previsto para ser inaugurado na próxima sexta-feira, 15, às 9h30, o Procon Palmas Sul será mais um ponto de apoio para os moradores da região de Taquaralto e entorno. A nova unidade do Procon irá facilitar o acesso às pessoas que moram naquela região. Também será lançado o Disque Procon, o telefone para denúncias (0800-642-5801).

Plataforma Digital

A diretora Liliane falou ainda sobre a Plataforma Digital monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, que pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.consumidor.gov.br. A plataforma é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo.

Esta ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada: atualmente, 80% das reclamações registradas no consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem às demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias.

Tudo isso mostra a importância do Procon Palmas como mais uma ferramenta para a resolução de conflitos.