Agência de Regulação de Palmas e DPE buscam firmar Termo de Cooperação Técnica

Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas

Autor: Márcio Greick | Publicado em 25 de abril de 2019 às 12:36

Com a assinatura do Termo, a ARP disponibilizará técnicos para subsidiar  trabalhos específicos da DPE

A presidente da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP), Juliana Nonaka, esteve reunida na manhã desta quinta-feira, 25, com o defensor-chefe da Defensoria Pública do Tocantins (DPE), Fábio Monteiro, para discutir a viabilidade da formalização de um Termo de Cooperação Técnica entre os dois entes. A visita contou também com a presença da engenheira ambiental da ARP, Cristina Hendges.

De acordo com Juliana Nonaka, o Termo de Cooperação Técnica irá subsidiar a Defensoria Pública com a parte técnica, por meio dos engenheiros para a realização de laudos técnicos referentes às demandas da população que são protocolizadas junto à Defensoria Pública e no  Procon Municipal, concernentes à empresa BRK Ambiental, demandas como a  ausência de água e rede de esgoto na região Sul de Palmas, cobrança de tarifas indevidas dos serviços de esgoto no Lago Sul,  bem como os problemas de mau cheiro causados  na Estação de Tratamento de Esgoto do Bertaville e a  estação de esgoto de Taquaralto.

De acordo com a presidente da ARP, Juliana Nonaka, com a formalização do Termo de Cooperação Técnica quem ganha é a população. "São direitos básicos do cidadão e juntos podemos estudar uma estratégia jurídica para que essas pessoas possam ser atendidas", disse.

Para o defensor público Fábio Monteiro, o órgão tem interesse em firmar o Termo de Cooperação Técnica junto à ARP.  "A expectativa é de fazer realmente o Termo de Cooperação para trocarmos informações e poder usarmos  da expertise dos serviços técnicos  que a Agência disponibiliza,  e,  ao mesmo tempo, colocar a Defensoria à disposição para contribuir naquilo que é demanda da população de Palmas e do Estado", disse, acrescentando que o assunto será  formalizado junto ao Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO).