Agência de Turismo de Palmas começa planejamento da 4º Festa da Colheita da Jabuticaba

Agência de Turismo

Autor: Redação Agtur | Publicado em 30 de setembro de 2022 às 13:43

Equipe da Agtur visitou pomares esta semana para preparativos da festividade que entra em sua quarta edição

Com o clima ameno e temperaturas baixas, o Distrito de Taquaruçu é propício para o cultivo da jabuticaba, contando com mais de 300 pés catalogados, o que levou a realização da festa da colheita da fruta, criada para celebra-lá, que já está na sua sua quarta edição. A 4º Festa da Colheita da Jabuticaba acontecerá em novembro e a Agência de Turismo de Palmas (Agtur) já começou, nesta semana, planejamento e preparativos para a festividade, com a visita de equipes do órgão aos pomares. 

Este ano o evento contará com uma rota gastronômica para que os empreendimentos do distrito comercializem os pratos a base da fruta e uma variedade de receitas incríveis, a exemplo de geléias, bolos, vinhos, doces, licores e muito mais. Além dessa vasta variedade culinária, terão exposição de artesanato, visitação aberta aos pomares, onde poderão colher e comer a jabuticaba no pé. Essa é mais uma oportunidade para o fortalecimento de iniciativas que geram renda para os produtores locais e ajudam no desenvolvimento de Taquaruçu, além de prevenir o desperdício das frutas.

A idealizadora e organizadora da Festa da Colheita de Jabuticaba, Lucyene Nascimento, fala sobre suas expectativas, “A comunidade está se preparando com suas receitas, os produtores os seus pomares para receber bem os turistas, as pousadas e o comércio local também já estão se preparando. Estamos com grandes expectativas para a realização da 4ª Festa da Jabuticaba.”

" A Festa tem uma importância fundamental dentro do nosso município, especificamente da região de Taquaruçu, primeiro porque fortalece a economia criativa, também desenvolve um novo conceito de mercado para os derivados da produção da jabuticaba", disse o presidente da Agtur, Tom Lyra, sobre a importância da  festa. 

 

Texto: Carla Lima/estagiária sob supervisão da Secom