Agentes comunitários de saúde e de controle de endemias participam de reunião técnica sobre raiva humana

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 19 de maio de 2022 às 17:10

Encontro ocorrido na manhã desta quinta levou informações sobre medidas de prevenção e controle da doença

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus), em parceria com a Agência em Defesa Agropecuária (Adapec), realizou na manhã desta quinta-feira, 19, uma reunião técnica sobre os protocolos de manejo e vigilância para controle da raiva animal. Voltada para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate e Controle de Endemias (ACE), o evento ocorreu na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, região sul de Palmas, onde receberam orientações sobre a doença. 

A coordenadora técnica das Vetoriais e Zoonoses da Semus, Nabia Gomes, afirma que em Palmas não há registro de caso de raiva em humanos, porém, para que isso continue, é necessário fortalecer as medidas de prevenção. Para o agente de endemias da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ), Valdeni Souza, a ação é essencial para levar todos os cuidados que a população precisa ter em casos suspeitos. 

Raiva

A raiva é uma encefalite aguda viral gravíssima e irreversível, que causa a morte em praticamente 100% dos pacientes, sendo que uma parcela ínfima desses sobrevive de forma vegetativa. 

A transmissão da raiva se dá por meio de contato com a saliva de animais infectados, seja em ferimentos previamente existentes, ou resultantes de agressões, ou ainda mucosas, mesmo íntegras. Pode haver transmissão por via respiratória em cavernas infestadas de morcegos, a depender da existência de grande quantidade de animais infectados nestes locais. A evolução é muito rápida, causando o óbito do paciente em até dez dias do início dos sintomas.