Agentes de Combate às Endemias recebem orientações sobre cuidados com a saúde e proteção individual

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 01 de outubro de 2019 às 10:50

  A ação aconteceu no auditório da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ)

Os profissionais que atuam como Agentes de Combate às Endemias (ACEs) na rede de saúde de Palmas participaram de uma série de palestras sobre cuidados com a saúde e proteção individual durante a realização das atividades de vigilância, prevenção e controle de zoonoses. A ação foi realizada na última sexta, 27, no auditório da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ).

 

A diretora de Vigilância em Saúde, Marta Malheiros, lembra que ao desenvolverem essas atividades, os agentes ficam mais expostos a riscos de saúde entre outros, nos quais, na maioria dos casos, por falta de cuidados e também de conhecimento. “Tentamos identificar os principais riscos à saúde e à segurança no ambiente de atuação dos Agentes de Combate às Endemias e por meio deste levantamento estamos propondo uma série de medidas preventivas desses riscos, como, por exemplo, a utilização dos equipamentos de proteção individual entre outras”, pontua a diretora.

 

Na programação, os ACEs assistiram a palestras com especialistas em primeiros socorros, trânsito e segurança do trabalho. Durante sua fala no evento, Jéssica Costa, que coordena a área técnica de Causas Externas da Secretaria da Saúde de Palmas, explicou que o objetivo do encontro com os agentes foi para sensibilizar sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e também de conscientizar os agentes sobre a importância de condutas corretas e da responsabilidade de todos no Trânsito.

 


Novos Equipamentos de Proteção

 

No último dia 12 de setembro, os Agentes de Combate às Endemias receberam os novos uniformes e equipamentos de proteção individual que serão usados por eles no dia a dia de trabalho. O kit contém um par de botinas, um par de palmilhas de silicone, três unidades de camisetas mangas longa e curta, um chapéu com abas de proteção, um boné, repelente e protetor solar.

 

 

 

 

Edição: Iara Cruz